Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Setembro / 19 / Prefeitura lança campanha para alertar sobre a importância da faixa de pedestre

Urbano

Prefeitura lança campanha para alertar sobre a importância da faixa de pedestre

Ação "Leve a vida na faixa - Campanha de valorização à vida" visa educar a população nas ruas e nas redes sociais
Leve a vida na faixa - Campanha de valorização à vida.jpg

 

 

 


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, lança nesta terça-feira (20) a ação "Leve a vida na faixa - Campanha de valorização à vida", que visa educar a população para a importância da utilização da faixa de pedestre. A campanha envolve faixas, cartazes, entrega de panfletos pelas ruas e divulgação de cards nas redes sociais.

A ação integra a comemoração da Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo promover ações de conscientização e educativas para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros, a fim de promover um trânsito mais seguro.

Dolores Ana Soares, professora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, explica que o propósito é levar mais informações sobre o tema, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. "A campanha visa alertar sobre a importância da travessia na faixa de pedestre, que é uma sinalização que tem o objetivo de garantir mais segurança para os pedestres nas ruas. Na área central, todas as avenidas possuem a faixa de pedestre, com ou sem semáforo, para os motoristas. Os motoristas, ao visualizarem a faixa, devem se conscientizar de que é preciso reduzir a velocidade ou até mesmo parar, para levar segurança àquela pessoa que atravessa a rua. Para o pedestre, a orientação é não atravessar no meio do quarteirão e sempre utilizar a faixa de pedestre, que é onde o motorista tem uma visibilidade muito maior. Precisamos conscientizar motoristas e pedestres para evitar o acidente porque em um acidente de um carro ou uma moto com o pedestre, o pedestre sempre será a maior vítima", destaca.

 

A campanha também contará com a participação do grupo Anjos do Trânsito, que apresenta artistas de teatro, circo e música, com abordagens alegres para tratar o tema e distribuir o material de divulgação. A ação conta também com o apoio de Rotary Clubes de Araraquara e Estapar.


Dicas para condutores evitarem atropelamentos:

1) Não induza o pedestre a atravessar mais rápido. Se o pedestre já iniciou a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.

2) Dê a preferência. Seja gentil e facilite a travessia. Locais onde existe faixa sem sinal luminoso, o pedestre tem preferência.

3) Atenção: um atropelamento é sempre uma tragédia. Por isso, na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção.

4) Como o próprio nome já diz, a faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare na faixa.

5) Evite buzinar o tempo todo para pedestres. Isso só causa stress e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.


Dicas de travessia para os pedestres

1) Segurança na travessia. Atravesse as ruas olhando para ambos os lados. Respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.

2) Antes de atravessar a via, faça contato visual com os condutores para ter certeza de que eles te viram.

3) Utilize a faixa de pedestres sempre que estiver disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar. Seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.

4) Cuidado com pontos cegos. Não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande.

5) Na contramão: em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego. No sentido contrário aos veículos.  

Dicas extraídas do Portal do Trânsito (www.portaldotransito.com.br)

 

registrado em: ,