Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2022 / Setembro / 20 / No ‘Canal Direto’, gerente do Meio Ambiente detalha programação do Dia da Árvore

Comunicação

No ‘Canal Direto’, gerente do Meio Ambiente detalha programação do Dia da Árvore

Data é celebrada nesta quarta-feira, 21 de setembro, e terá atividades durante o dia no Parque Natural Municipal do Basalto
foto01 Gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Teodoro, participa de Canal Direto com a Prefeitura 20set22.jpeg

 

 

Celebrado nesta quarta-feira (21), o Dia Mundial da Árvore terá programação especial no Parque Natural Municipal do Basalto. Para explicar mais sobre essas atividades, o “Canal Direto com a Prefeitura” recebeu nesta terça (20) o gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valter Luiz Iost Teodoro.

A programação começa às 8h30 e dura até a tarde, com intervalos para café da manhã e almoço. Estão previstas palestras, apresentações culturais, trilhas ecológicas e plantio de mudas. “Vamos plantar cinco mudas de pau-brasil, espécie que quase foi extinta e é uma das árvores símbolo do nosso país, e duas mudas de palmeira”, antecipou Valter.

Todas as atividades são gratuitas e abertas para todo o público. O Parque do Basalto fica na Avenida São João, s/n, no Jardim Pinheiros (veja a programação completa ao fim do texto).

Segundo o gerente, a data ganha ainda mais simbolismo por ser comemorada ao lado da natureza. “O ser humano está muito desconectado do meio ambiente natural. Muitas crianças não têm contato direto com a natureza. E essa falta de contato com a natureza, de observar a beleza de uma árvore, o perfume de uma flor, tocar em um caule, observar um corpo d’água, um rio, esse distanciamento faz com que a gente perca o sentido de pertencimento. Fazer atividades de educação ambiental em unidades de conservação é fantástico e faz com que a gente se conecte novamente com o ambiente natural. A gente entende que faz parte daquilo e precisa daquele local para sobreviver”, afirmou Valter Teodoro.

A programação é realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Educação; e Assistência e Desenvolvimento Social. Também há parceria com o Curso de Ciências Biológicas da Universidade de Araraquara (Uniara).

A iniciativa contempla os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), como Educação de Qualidade (ODS-4), Ação Contra Mudança Global do Clima (ODS-13) e Vida Terrestre (ODS-15).

Manutenção de árvores
No "Canal Direto", programa exibido no Facebook da Prefeitura (de segunda a quinta, às 12h30, ao vivo), o gerente também explicou como funciona a manutenção e conservação da saúde das árvores do município. O serviço é realizado pela Coordenadoria de Áreas Verdes e Combate à Poluição, por meio de três gerências municipais.

“Os técnicos que ficam em campo observam as árvores que precisam de poda e manutenção, poda por conta de fiação elétrica, as árvores que estão condenadas e precisam ser substituídas, os canteiros centrais que precisam receber árvores, os locais públicos onde têm que ser plantadas árvores. Essas gerências são responsáveis pelo monitoramento, plantio e substituição dessas árvores, quando isso é necessário”, reforçou Valter.

Qualquer munícipe pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para sugestões relacionadas à manutenção das árvores. O protocolo pode ser feito na sede da secretaria, que fica na antiga CTA (Avenida Bento de Abreu, nº 1172, Jardim Primavera), ou pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), por meio da opção “requerimento padrão”. Para mais informações, o telefone da secretaria é o (16) 3335-7040.

Vale lembrar que Araraquara recebeu, no mês passado, o Certificado Município VerdeAzul – Ciclo 2021 e subiu para 13ª posição geral no ranking estadual, com nota 90,85. O prêmio é entregue anualmente pelo Governo do Estado e reflete os investimentos do município em meio ambiente e sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE - 21/09 – PARQUE DO BASALTO

8h30 - Abertura
Coral da EMEF do Campo “Professor Hermínio Pagotto” - Assentamento Bela Vista do Chibarro

8h45 - Palestra: “Incentivo à Moeda Verde” - A ação de trocar materiais recicláveis por uma moeda social
Silvani da Silva, coordenadora Executiva de Segurança Alimentar
Graduada em Pedagogia da Terra (UFSCar) e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIARA)

9h30 - Intervalo para o café

10h - Trilha Ecológica: Riqueza e diversidade da arborização do Parque Natural Municipal do Basalto
Professor Dr. João Carlos Geraldo
Doutor em Geografia pela UNESP de Rio Claro e Professor dos Cursos de Biologia e Fisioterapia da Uniara. Coordenador e responsável técnico pelo projeto de arborização e paisagismo do Parque Natural Municipal do Basalto de 1998 a 2018 (período de concessão do Parque do Basalto à Uniara).

12h - Intervalo para almoço

13h30 - Palestras com Docentes da EMEF do Campo “Professor Hermínio Pagotto”

Educação no Campo: Práticas e Resistência
Professor Dr. Reginaldo Anselmo Teixeira
Professor do 5º ano – EF I

Educação Ambiental: Cuidado com a Terra
Professora Dra. Helga Caroline Peres
Professora da Educação Integral

Sustentabilidade: Projetos da Escola do Campo
Professora Mestra Laís Túbero Izidoro
Professora de Geografia – EF II

14h15 - Palestra: “Colhendo Dignidade” - Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias
Enedina Ferreira de Andrade, coordenadora Executiva de Agricultura/PMA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa – Residência (Unicamp) e Mestrado Profissional em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz).

15h - Atividade de encerramento:
Plantio de mudas especiais no Parque Natural Municipal do Basalto
Responsáveis: Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade

registrado em: , ,