Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2023 / Janeiro / 19 / Decreto mantém obrigatoriedade de máscaras em serviços de saúde e transporte público

Saúde

Decreto mantém obrigatoriedade de máscaras em serviços de saúde e transporte público

Estabelecimentos de ensino poderão dispor sobre a obrigatoriedade em suas dependências; documento revoga uso obrigatório em prédios públicos
IMG_4440.JPG

 

 

 

 

A Prefeitura de Araraquara publica, nos atos oficiais desta quinta-feira (19), decreto municipal no 13.100, de 18 de janeiro de 2023, que mantém a obrigatoriedade da utilização de máscaras faciais com total cobertura do nariz e da boca nas unidades de prestação de serviços de saúde, públicas ou particulares, e nos equipamentos de transporte público coletivo ou complementar de passageiros. Ainda de acordo com o documento, os estabelecimentos de ensino, públicos e particulares, poderão dispor sobre a obrigatoriedade da utilização de máscara em suas dependências.

 

As medidas foram definidas em reunião do Comitê de Contingência do Coronavírus e do Comitê Científico do Município, que desde o início da pandemia de Covid-19 estabelecem as ações de enfrentamento da doença com base nas avaliações da situação epidemiológica do município.

 

O decreto revoga a obrigatoriedade de máscara nos prédios públicos municipais, mas recomenda fortemente o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados, às pessoas do grupo de risco para a COVID-19, tais como as imunossuprimidas e idosas; nos ambientes abertos e fechados, caso apresentem síndrome gripal; e nos locais de aglomeração pública.

 

De acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, os Comitês de Contingência e Científico consideraram a tendência de redução no número de casos positivados que vem sendo observada nas últimas semanas e, principalmente, a baixa taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais da cidade; no último dia 13, data da publicação do último boletim, um leito de UTI estava ocupado por um paciente da região, ou seja, não havia morador de Araraquara internado em UTI por Covid.

 

“Essa baixa ocupação de leitos reforça a importância da vacina, que é a forma que temos de evitar o agravamento dos casos. É fundamental que as pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal busquem um dos polos de vacinação para tomarem as doses em atraso, principalmente as doses de reforço”, refirma Eliana.

 

Ainda segundo ela, o Comitê de Contingência e o Comitê Científico continuarão com as análises diárias da situação epidemiológica e, diante de mudanças no quadro epidemiológico e da necessidade de novas medidas, elas serão implementadas.

 

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19, os polos de vacinação e os horários, além de informações gerais sobre o enfrentamento da doença, são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

 

O decreto municipal que começa a vigorar na quinta-feira, 19 de janeiro, pode ser acessado, na íntegra, no site da Prefeitura.

 

 

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2023/janeiro/19/13100-18jan23-medidas-covid-19-mascara.pdf

 

registrado em: ,