Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2023 / Janeiro / 20 / Atividades do Mês da Visibilidade Trans começam nesta sexta (20)

Notícias

Atividades do Mês da Visibilidade Trans começam nesta sexta (20)

Programação conta com ações de capacitação na área da saúde, feira cultural e empreendedora e orientação jurídica
mês da visibilidade trans.png

 

 

 

Nesta sexta-feira (20) tem início a programação do Mês Municipal da Visibilidade Trans, realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+.

Com o tema “Vidas trans também importam”, a programação conta com ações de capacitação na área da saúde, feira cultural e empreendedora e orientação jurídica.

“A campanha deste ano engloba quatro aspectos: saúde, educação, trabalho e segurança pública”, explica a assessora de Políticas LGBTQIA+ da Prefeitura, Erika Matheus.

A programação começa no dia 20 e também acontece no dia 27 com a capacitação dos profissionais da saúde sobre o Processo Transexualizador, que garante o atendimento integral de saúde a pessoas trans pelo SUS. No dia 24, profissionais da rede de atenção em saúde básica participam de uma capacitação voltada a especificidades e acolhimento da população trans.

No dia 27 acontece a 5° Edição da Expobee - Feira Cultural e Empreendedora LGBTQIA+, em parceria com o coletivo Mais Plural. A atividade será realizada no Paço Municipal das 17h às 22h. Durante a feira, a Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ também dará orientações sobre o programa Retifique-se, que visa garantir a retificação de nome e gênero das pessoas trans interessadas.

“Essas ações são importantes para que essa população LGBTQIA+ tenha em mente que seus direitos básicos devem ser garantidos e para que a população em geral também reconheça a vulnerabilidade das pessoas trans e se conscientize sobre o seu papel nesse contexto”, reforça Erika Matheus.

Janeiro é considerado o Mês da Visibilidade Trans por expandir o significado e a importância do dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, data criada pelo Ministério da Saúde em 2004 para ampliar a luta da comunidade trans.

 

 

registrado em: