Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2023 / Janeiro / 20 / Boletim Semanal do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 893– 20 de janeiro de 2023

Saúde

Boletim Semanal do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 893– 20 de janeiro de 2023

boletim 20_01.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, para divulgar o boletim semanal com a situação epidemiológica do município e as informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Começou a vigorar hoje, dia 20 de janeiro, decreto municipal que mantém a obrigatoriedade da utilização de máscaras nas unidades de prestação de serviços de saúde, públicas ou particulares, e nos equipamentos de transporte público coletivo ou complementar de passageiros.

Também de acordo com o documento, os estabelecimentos de ensino, públicos e particulares, poderão dispor sobre a obrigatoriedade da utilização de máscara em suas dependências.

O decreto ainda revogou a obrigatoriedade de máscara nos prédios públicos municipais e recomenda fortemente o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados, às pessoas do grupo de risco para a COVID-19, tais como as imunossuprimidas e idosas; nos ambientes abertos e fechados, caso apresentem síndrome gripal; e nos locais de aglomeração pública.

E a vacinação contra Covid continua no município. É importante que as pessoas completem o esquema vacinal, porque a vacina pode evitar complicações da doença.

O público adulto, incluindo a faixa de 12 a 17 anos, pode se vacinar nas unidades do Cecap, Santa Angelina, Selmi Dei 1 e 4, Vila Xavier, Yolanda Ópice, Assentamento Bela Vista, Bueno, Iedda, Marivan, Pinheiros, Parque São Paulo, Vale do Sol e unidade do Sesa. O atendimento é das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Na unidade do Sesa, é feita também a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas.

O público infantil de 3 a 11 anos continua sendo vacinado às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas unidades de saúde do Paulistano, Yolanda Ópice, Iedda e Adalberto Roxo. Na unidade do Santa Angelina, o atendimento é realizado às quartas e sextas-feiras. E na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com distribuição de 100 senhas diárias.

Já no caso dos bebês de 6 meses a 2 anos, continua sendo aguardado o envio de mais doses de Pfizer Baby para que o agendamento seja retomado.

O atendimento dos suspeitos de Covid-19 é realizado nas 3 UPAs (Vila Xavier, Valle Verde e Central), com atendimento 24 horas, e nas unidades do Iguatemi, Melhado, Selmi Dei I e América, das 14 às 16 h, com distribuição de 80 senhas em cada unidade.

Todas as pessoas com sintomas gripais devem procurar atendimento médico e testagem para que, em caso positivo para Covid-19, cumpra as orientações médicas, que incluem o isolamento de 7 dias.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou, entre o período 13 a 19 de janeiro, mais 420 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 29,3% de um total de 1.429 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 28,4%.

Neste período, a Rede SUS contabilizou 1.145 testes em sintomáticos, dos quais 329 foram positivados, e 202 testes em assintomáticos, com 20 positivados.

Portanto, Araraquara soma 99.410 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 185 permanecem em quarentena e 98.476 já saíram.

Hoje, dia 20 de janeiro, 16 pacientes estão internados, sendo 12 confirmados em enfermaria e 4 em UTI; 3 confirmados e 1 suspeito.

A Santa Casa tem 6 pacientes, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 1 paciente e o Heab tem 5 pacientes.

Do total de 16 internados, 13 residem em Araraquara e 3 em outros municípios; 2 são de Américo Brasiliense e 1 é de Santa Lúcia.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 27% de leitos de enfermaria e 22% de UTI.

O município registrou, até o momento, 749 óbitos decorrentes de Covid-19.

Foram registrados dois óbitos na última semana: mulher de 89 anos, com comorbidades, que foi internada em hospital da rede privada no dia 9 de janeiro e faleceu no dia 16 de janeiro, e homem de 24 anos, com comorbidades, que foi internado em hospital da rede pública no dia 15 de janeiro e faleceu no dia 19 de janeiro.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e as informações gerais sobre o enfrentamento da doença são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

 

registrado em: , ,