Biblioteca Mário de Andrade lança exposição em homenagem a Paulino Fábio

“AO VIVO - A Arte de Paulino Fábio” terá início no dia 20 de setembro, às 18h30

Biblioteca Mário de Andrade lança exposição em homenagem a Paulino Fábio

                                                                     

No próximo dia 20 de setembro, o artista Paulino Fábio será homenageado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, com a exposição “AO VIVO - A Arte de Paulino Fábio” na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A abertura será às 18h30, com entrada gratuita.

A vereadora Fabi Virgílio apresentou Paulino Fábio para a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico e a exposição, que fica em cartaz até 15 de dezembro, foi produzida a fim de integrar as comemorações de 80 anos da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Em “AO VIVO - A Arte de Paulino Fábio” é apresentada parte das obras de seu acervo, a fim de celebrar sua arte em vida como parte das comemorações dos 80 anos da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Com 20 obras, a exposição apresenta trabalhos como: “Figura”, canson e nanquim, que retrata um amigo de escola (1955); “Criança apanhando de chinela”, guache, trazendo recordação da infância do artista; “Retirantes”, óleo em tela, uma referência aos antepassados de Fábio – entre outros.

Com entrada gratuita, a exposição permanece até o dia 15 de dezembro, das 8h15 às 19h30, de segunda à sexta-feira. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

 

O artista - Paulino Fábio nasceu em Ibitinga em 23 de junho de 1934 e mudou-se para Araraquara aos 2 anos de idade onde reside até hoje. Em 1947 frequentou o Núcleo de Belas Artes de Araraquara e, posteriormente, em 1951, matriculou-se na Escola de Belas Artes.

Sua primeira exposição foi realizada no XV Salão de Belas Artes, em maio de 1953. Ele também participou das Mostras dos Jovens Pintores de Araraquara, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Em 1958 casou-se com Hermelinda Scarpim e, assim, Fábio optou por outros caminhos profissionais. Naquele momento sua arte tornou-se uma atividade esporádica.

Depois que se aposentou, em 1982, voltou a dedicar-se à pintura em tempo integral com uma produção consistente que pesquisa estilos variados. Suas obras têm como tema central vivências do cotidiano, explorando técnicas de pintura em tela com tinta-óleo e acrílica, além de trabalhos em giz pastel seco, nanquim e desenhos variados.

 

 

SERVIÇO:

Exposição “AO VIVO - A Arte de Paulino Fábio”

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Período: de 20 de setembro a 15 de dezembro

Abertura: quarta-feira (dia 20), às 18h30

Visitação: das 8h15 às 19h30, de segunda à sexta-feira

 

Grátis