Dica para o final de semana: visitar exposição do Museu do Futebol de São Paulo sobre futebol de mulheres

Exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” permanece até o dia 16 de abril, com visitação gratuita, na Biblioteca Municipal, inclusive aos finais de semana

“CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” marcou história no Museu do Futebol, em São Paulo, abordando o futebol de mulheres e está em exposição em Araraquara, casa da Ferroviária, campeã da modalidade. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, até o dia 16 de abril, recebe a exposição e abre todos os dias da semana para os visitantes prestigiarem a atividade gratuitamente, inclusive aos finais de semana.

A exposição acontece em ano de Copa do Mundo de Futebol de Mulheres, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia em julho, e também celebra os 80 anos da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

A mostra itinerante ocupa o térreo e primeiro andar da Biblioteca Municipal Mário de Andrade apresentando a história de resistência das mulheres brasileiras que foram proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979, e driblaram as dificuldades para manter o esporte vivo como sonho de mulheres e meninas das gerações atuais.

Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a exposição é uma realização do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Araraquara e o SESC Araraquara. A iniciativa conta com recursos do ProAC Direto, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Exp CONTRA-ATAQUE 12 credito Tadeu Queiroz

Homenagem a Araraquara - A edição itinerante de “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” faz uma homenagem a Araraquara e à Associação Ferroviária de Esportes, que por muito tempo foi o único clube brasileiro a investir de maneira consistente no futebol de mulheres. A equipe feminina foi estabelecida em 2001, muito antes de a FIFA exigir dos clubes que disputam campeonatos oficiais que mantivessem times de mulheres.

Um grande painel da exposição é dedicado a contar essa história, que começa antes mesmo do protagonismo da Ferroviária, com informações inéditas sobre a presença de mulheres jogando bola na cidade nas décadas de 1970 e 1980 com as equipes Mazaroppi, nome do dono de uma oficina local que passou a promover preliminares femininas e fomentar a criação de outras equipes entre as cidades da região.

O público também pode ver de perto o troféu da Libertadores Feminina conquistada pelas Guerreiras Grenás em 2015, além dos uniformes de 2014 e de 2004, este último ano em que a equipe foi campeã paulista pela primeira vez.

Vale lembrar que a itinerância de “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” em Araraquara também está no SESC da cidade. O Museu do Futebol levou para lá um pebolim feito com jogadoras, desenvolvido especialmente a pedido do Museu, já que a versão com mulheres não existe no mercado até hoje.

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara. O horário de visitação da exposição é: de segunda à sexta-feira, das 9h às 19 horas; aos sábados e domingos, das 10h às 16 horas.

SERVIÇO:

Exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
Horário de visitação:  de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados e domingos, das 10h às 16 horas

Período da exposição: até 16 de abril de 2023

Grátis

Sobre o Museu do Futebol - Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.