Performances e atividades das turmas do Curso Técnico em Teatro do Senac celebram Dia Mundial do Teatro

Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart será realizado no Palacete das Rosas nesta segunda (27)

Performances e atividades das turmas do Curso Técnico em Teatro do Senac celebram Dia Mundial do Teatro

 

Os estudantes das turmas do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, realizam atividades gratuitas nesta segunda-feira, 27 de março, a fim de celebrar o Dia Mundial do Teatro. A programação apresenta no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva: intervenções teatrais (19h30), galeria de obras experimentais de Arte-Performance (20 horas) e Manifesto Evoé e Roda de Conversa (21 horas), com os convites gratuitos e reservados de maneira virtual.

Um dos destaques da programação são as “obras experimentais de Arte-Performance”, com apresentação das performances: “A Sós”, “Aposte na Sorte”, “Caixa de coisas não ditas”, “Cerimônia do chá com o desconhecido”, “E.X.P.O.S.I.Ç.Ã.O”, “Estômago”, “O Intervalo”, “Panapaná”, “Presente Futuro”, “Reflexo” e “Veja-me”.

Estas obras experimentais serão apresentadas às 20 horas, com recomendação etária para 16 anos. Nesta “galeria” é apresentada uma trilha de experiência através de obras experimentais de arte-performance criadas por estudantes da 20ª turma do Curso Técnico em Teatro.

O público é convidado a circular e escolher algumas obras, interagir com os performers e refletir sobre as potências articuladas a partir dessa arte do encontro. Confira as sinopses das performances no final desta matéria.

 

Atividades – Além da “Galeria de obras experimentais de Arte-Performance”, a programação também apresenta, a partir das 19h30, as “Intervenções Teatrais na Esplanada das Rosas”, com os estudantes da 21ª turma do Curso Técnico em Teatro. Serão “pílulas poéticas” em homenagem a grandes personagens da história do teatro.

Depois, a partir das 20 horas, é a vez da Galeria de obras experimentais de Arte-Performance. As sinopses das performances podem ser conferidas no final desta matéria.

Fechando a programção, a partir das 21 horas, será realizado o “Manifesto Evoé e Roda de Conversa” – com a leitura de texto-manifesto que celebra a instituição do Dia Mundial do Teatro, de autoria da artista egípcia Samiha Ayoub (International Theatre Institute ITI World Organization for the Performing Arts). A interpretação será realizada pela estudante Samira Arruda. Já a roda de conversa irá abordar as experiências, os processos criativos e os temas dos projetos.

Os ingressos gratuitos devem ser reservado pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/dia-mundial-do-teatro/1924560 . O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.

 

Confira a “Galeria de obras experimentais de Arte-Performance”:

 

“A Sós” / Performer: Júlia Flores

Em uma reflexão sobre a distorção da própria imagem e a pressão estética reforçada pelos padrões do século XXI, a performance A Sós, convida o público a conhecer, de maneira sensorial, a própria atriz a partir de sua própria perspectiva sobre si.

 

“Aposte Na Sorte” / Performer: Renato Victor

Nos deparamos com situações em que precisamos tomar atitudes. E muitas vezes nos deslumbramos no caminho, caindo em nossas próprias armadilhas. A partir de uma experiência imersiva, a performance “Aposte na sorte” te convida a refletir sobre vícios e manias que nos atravessam cotidianamente.

 

“Caixa de coisas não ditas” / Performer: Vitória Chiossi

A performance conduz o participante a revisitar suas memórias e emoções a partir de uma vivência coletiva, mas ao mesmo tempo de caráter introspectivo e pessoal, que tem a intenção de trazer à superfície aspectos e desejos esquecidos.                                                                                                                                  

 

“Cerimônia do chá com o desconhecido” / Performer: Link

Venha participar da hora do chá, onde intimidade e acolhimento estão presentes e construídos por um performer/anfitrião incomum e muito excêntrico, que eventualmente questiona os participantes com os grandes questionamentos da humanidade.

 

“E.X.P.O.S.I.Ç.Ã.O” / Performer: Samira Arruda

Máscara, mãos amarradas, canetas... Uma performance sobre falas e ações frequentemente projetadas sobre corpos e corpas negras. É uma reflexão sobre como esses preconceitos que se colocam entre esses corpos e o olhar do observador.

 

“Estômago” / Performer: Esdruxula e Agatha

A performance convida o público para um ambiente claustrofóbico de vícios e transtornos gerados pela indústria. Empurrados goelas abaixo, os elementos performáticos revelam reflexos íntimos de ambas as performers. Não existe escolha para além do que já é definido.

 

“O Intervalo” / Performer: Bob

 “O que você diria para seu chefe?” é a pergunta que guia esta performance em que o público é convidado a refletir sobre as relações de trabalho e as restrições que acompanham a hierarquia corporativa entre funcionários e superiores.

 

“Panapaná” / Performer: Guhs

Um corpo frente a uma pilha de roupas de diversos tamanhos, texturas, cores e estilos. De repente, vários corpos - várias possibilidades em um corpo só. E, então, o público é convidado a, também, se experimentar.

 

“Presente Futuro” / Performer: Junior Freedom

A performance coloca o espectador diante do constante problema ambiental e social que vivemos, o acúmulo de lixo e a falta de políticas assertivas tem cada vez mais causado a destruição do planeta.

 

“Reflexo” / Performer: Junior Roque

A performance “Reflexo” explora o desconforto, a ansiedade e a vulnerabilidade que acompanham o homem gay na busca pela perfeição, aceitação e reconhecimento por uma cultura que frequentemente valoriza a imagem e a estética.

 

“Veja-me” / Performer: Luana Rocha

A performance ‘Veja-me’ tem como objetivo instigar o público a presenciar sensações semelhantes às que pessoas autistas passam todos os dias como excesso de estímulos sensoriais presentes em diversos ambientes de extremos ruídos.

 

 

SERVIÇO:

Dia Mundial do Teatro

Realização: Senac Araraquara + Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: segunda-feira (27 de março)

Horário: a partir das 19h30

 

  • Programação:

 

19h30 - Intervenções Teatrais na Esplanada das Rosas

20h - Galeria de obras experimentais de Arte-Performance

21h - Manifesto Evoé e Roda de Conversa

 

Ingressos gratuitos pelo link:

https://www.sympla.com.br/evento/dia-mundial-do-teatro/1924560

 

Sobre o Dia Mundial do Teatro - O Dia Mundial do Teatro foi iniciado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro ITI.  É comemorado anualmente no dia 27 de março pela comunidade teatral internacional. Vários eventos de teatro nacionais e internacionais são organizados para marcar esta ocasião. Uma das mais importantes é a divulgação da Mensagem do Dia Mundial do Teatro através da qual, a convite do ITI, uma personalidade mundial compartilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e Cultura de Paz. A primeira Mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau em 1962. O brasileiro Augusto Boal redigiu o manifesto em 2009.

Assim, pela tradição, todos os anos, no dia 27 de março (data de abertura do "Teatro das Nações" em Paris), o Dia Mundial do Teatro tem sido celebrado de muitas e variadas maneiras. Eventos, teatros, profissionais e amantes das artes cênicas, universidades de teatro, academias e escolas também o celebram.

Acesse: https://world-theatre-day.org/

 

 

Sobre o Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara - O curso oferece um itinerário formativo para profissionalização de atrizes e atores. Busca capacitar estudantes para exercer a profissão em diversos espaços de atuação: teatro, cinema, televisão, empresas de vídeo, radiodifusão, bem como espaços não convencionais para apresentação de espetáculos. O curso foca no desenvolvimento das competências essenciais do ator, por meio de improvisações individuais e coletivas. Para tanto, utiliza-se de recursos vocais, corporais, emocionais, plásticos e tecnológicos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias, situações e ações dramáticas, aliando sua criatividade às indicações do diretor e ao compromisso ético-ambiental. Através do Programa Senac de Gratuidade, são oferecidas bolsas de estudo 100% grátis. Informações sobre novas turmas: www.sp.senac.br/araraquara .