Próxima semana tem início a 21ª Semana Nacional dos Museus

Programação começa segunda (15) e apresenta o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar"

Próxima semana tem início a 21ª Semana Nacional dos Museus

 

A programação da 21ª Semana Nacional dos Museus chega a Araraquara na próxima semana, no período de 15 a 20 de maio, com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar". A temporada propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social, com palestras virtuais, exposição e Encontro de Brechós.

As atividades realizadas pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, propõem: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, assim como aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A temática apoia três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas afetam resultados em outros campos, estabelece uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas.

Nesse contexto, a Resolução do ICOM “Sobre a sustentabilidade e a implantação da Agenda 2030, transformando nosso mundo” (Kyoto, 2019) propõe que todos os museus têm um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis, e podem fazer isso por meio de programas educacionais, exposições, divulgação e pesquisa.

O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” lembra que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.

Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de "bem-viver".

 

Post 1 - Prog. geral - Carrossel2 Feed

 

Atividades – Em Araraquara serão realizados: dois encontros virtuais, museu aberto para visitação, além de um Encontro de Brechós, na Praça do Museu Voluntários da Pátria – a Praça Pedro de Toledo.

Os encontros virtuais, realizados no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (youtube.com/@prefsararaquara) com mediação do coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, trazem os temas: “Patrimônios e sustentabilidade” com a participação da arquiteta urbanista, especialista em Políticas Públicas, Dra. Ana Paula Lepori (dia 17h, às 19h); e “Cultura, Patrimônio e Bem-Estar”, com a psicanalista clínica e Doutora em Ciências Sociais, Maria Teresa Manfredo (dia 18, às 19h). Vale lembrar que no dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus.

Bate papo Ana Paula Lepori   Bate papo Maria Teresa Manfredo

 

No Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria haverá “museu aberto” para a visitação guiada com monitores, sobre a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, que ocupa o Museu Voluntários da Pátria com obras do artista distribuídas por todas as salas, propondo uma contranarrativa e um diálogo com o acervo museológico instituído ao longo da história. A exposição reúne um total de 23 obras de Mestre Jorge (1932-2010), retratando movimentos sociais, cenas do cotidiano, personagens da cultura popular brasileira e africana e imagens sacras, de uma forma autêntica, possui uma singularidade e complexidade próprias, com um grande valor histórico. O horário para visitação é das 9h às 17 horas, sendo recomendada a entrada até às 16h30 a fim de visitar todos os espaços.

Exp Mestre Jorge

 

Ainda, no entorno do museu localizado na Praça Pedro de Toledo, no dia 20 (sábado), das 10h às 18 horas, acontece o encerramento da Semana, com o Encontro de Brechós realizado pelo Coletivo Quem Garimpa Acha, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária. Este encontro de brechós e moda circular e sustentável de Araraquara traz a oportunidade de se vestir e presentear de forma mais sustentável, com expositores que destacam os brechós e as marcas de upcycling da cidade e região. Além dos diversos brechós participantes, a gastronomia e o artesanato também compõem a programação do encontro. Ainda, a programação de encerramento traz o alto astral dos shows de: Bonde das Batukeras (14 horas) e Baile do Limão (17 horas).

Encontro Brechos

 

O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, s/nº, na altura do cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias, na região central.

 

SERVIÇO:

21ª Semana Nacional dos Museus

Período: 15 a 20 de maio

 

- Atividades:

 

  • De 15 a 20/05 (segunda a sábado)

Museu Aberto - Exposição “Ocupação Mestre Jorge”

Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº - cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias – Centro)

Horário de visitação: das 9h às 17 horas

 

  • Quarta-feira (17/05)

- 19h às 20h30: Palestra “Patrimônios e sustentabilidade” – bate-papo com Weber Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico) e Dra. Ana Paula Lepori (Arquiteta urbanista, especialista em Políticas Públicas)

Local: https://www.youtube.com/@prefsararaquara

 

  • Quinta-feira (18/05)

- 19h às 20h30: Palestra “Cultura, Patrimônio e Bem-Estar” – bate-papo com Weber Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico) e Maria Teresa Manfredo (Psicanalista Clínica e Doutora em Ciências Sociais)

Local: https://www.youtube.com/@prefsararaquara

 

  • Sábado (20/05)

- 10h às 18h: Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” + shows musicais com: Bonde das Batukeras (14h) e Baile do Lima (17h)

Local: Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro

 

Grátis