Controle de Vetores retira mais de 8 toneladas de inservíveis na região do Prefeitura nos Bairros

Esse é o resultado de apenas uma semana de bloqueios e vistoria em residência e terrenos baldios realizados pelas equipes de Controle de Vetores

As equipes de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, retiraram mais de 8 toneladas de inservíveis em uma semana de vistorias realizadas em terrenos baldios e quintais de residências da região do Parque São Paulo, dentro do programa Prefeitura nos Bairros.

O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular, com o objetivo de levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção às regiões atendidas, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Lançado no Parque São Paulo no último dia 28 de fevereiro no Parque São Paulo, essa primeira fase do programa também passará pelos bairros do Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

As ações de combate à dengue, que incluem vistorias nos quintais de residências e terrenos baldios são realizadas no decorrer do ano, diariamente, já que Araraquara é um município endêmico e por isso, pode ter casos de dengue durante todo o ano. Por isso, as ações são mantidas com vistorias, eliminação de criadouros e orientação dos moradores, além das atividades educativas e campanhas.

Somente nas vistorias realizadas de 28 de fevereiro a 3 de março, dentro do Prefeitura nos Bairros, foram retirados 8.100 quilos de inservíveis nos bloqueios realizados em 2.613 pontos vistoriados, entre residências e terrenos baldios. Também foram feitos atendimentos, orientações, panfletagem sobre arboviroses, zoonoses e sinantrópicos.

“Estamos trabalhando na cidade como um todo e com equipes também acompanhando o Prefeitura nos Bairros, onde retiramos muitos inservíveis durante a semana e voltamos agora para continuar esse trabalho. É fundamental que a população colabore com a limpeza de quintais e terrenos. Que retirem tudo que pode servir de criadouro do mosquito da dengue”, reforça Gláucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Além de cuidar da própria casa, a população também pode identificar imóveis e outros locais problemáticos e avisar para o Controle de Vetores e a Ouvidoria da Vigilância em Saúde, por meio dos telefones (16) 3303-3115, (16) 3303-3104 e 0800-774-0440.

combate à dengue _Pref nos Bairros_Pq SP 7

combate à dengue _Pref nos Bairros_Pq SP 4