Edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros" será lançada na próxima terça-feira (28)

Programa leva aos moradores serviços sociais e de zeladoria como tapa-buraco, troca de iluminação, poda de árvores, roçada, limpeza, além do atendimento de todas as secretarias do município

Será lançado na próxima terça-feira, 28 de fevereiro, o "Prefeitura nos Bairros", programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. A solenidade de lançamento, com a presença do prefeito e todo secretariado municipal, está marcada para o mesmo dia, às 8h30, no Centro de Convivência do Parque Residencial São Paulo, no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (Avenida Doutor Albert Einstein, 831). O Parque São Paulo, aliás, será atendido pela primeira fase do programa, que também passará pelos bairros do Altos do Pinheiros I, II e III, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas e Residencial Alamedas.

O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o "Prefeitura nos Bairros" conta com o chamado plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", ações educativas, dentre outros. Esse atendimento será realizado nos mesmos dias (28 de fevereiro a 17 de março), das 8h30 às 13h30, também  no Centro de Convivência.

O coordenador do Orçamento Participativo (OP), Renato Ribeiro, falou sobre a importância dessa atuação. "O programa consiste em levar os serviços da Prefeitura até o território com intuito de facilitar o acesso. Muitas vezes o munícipe tem algum problema que precisa ser resolvido na Prefeitura e não consegue se locomover até o Centro. Com o Prefeitura nos Bairros, essa pessoa consegue ter o mesmo serviço muito mais perto de casa. Além disso, toda a parte de zeladoria é intensificada no território, garantindo maior eficiência na solução de problemas como buracos, mato alto, entre outros", comentou.

Esporte, cultura e lazer

O "Prefeitura nos Bairros" vem com uma novidade para 2023. A Prefeitura irá realizar uma ação social que vai oferecer esporte, cultura e lazer para toda a família, em uma ação marcada para acontecer sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região.

O primeiro encontro está marcado para o dia 5 de março, das 9h à 12h, na Praça Álvaro Taniguti, que fica na Rua Maria Brambilla Passos, Jardim Santa Clara. Haverá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, cama elástica, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com monitores de educação física das Escolinhas de Esportes.

Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça, apresentação de Maculelê e roda de capoeira com o educador Patrick Crespo, das Oficinas Culturais Municipais, além da participação do grupo Abadá Capoeira.