Edinho acompanha projeto de esportes, cultura e lazer do Prefeitura nos Bairros

Praça Jornalista Álvaro Taniguti, no Jardim Santa Clara, ofereceu atividades para pessoas de todas as idades no domingo (5) pela manhã

Edinho acompanha projeto de esportes, cultura e lazer do Prefeitura nos Bairros

O prefeito Edinho acompanhou, na manhã de domingo (5), a iniciativa do Prefeitura nos Bairros que levou esporte, lazer e cultura para a Praça Jornalista Álvaro Taniguti, no Jardim Santa Clara. A ação se repetirá sempre no primeiro domingo após o lançamento do programa em uma nova região da cidade.

Os moradores da região do Parque São Paulo, o que inclui o Jardim Santa Clara, tiveram no domingo diversas atividades proporcionadas pelas equipes das Escolinhas de Esportes e das Oficinas Culturais.

Foram realizadas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça, apresentação de Maculelê e roda de capoeira, entre outras atrações. Para as crianças, piscina de bolinhas, cama elástica, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas.

Uma unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde, também esteve na praça para orientações à população e realização de teste rápido para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Nós montamos atividades de cultura, de esporte, de saúde. Atividades para crianças, para idosos, para a trabalhadora, para o trabalhador. No Prefeitura nos Bairros, nós também tentamos democratizar um pouco mais o lazer organizando essas atividades. É claro que a Prefeitura tem atividades de esporte e cultura todos os dias da semana. Mas aqui, como é domingo, a maior parte das trabalhadoras e dos trabalhadores está de folga, as crianças não estão na escola, é um momento especial”, afirmou Edinho em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Prefeitura nos Bairros
O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular.

Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região do Parque São Paulo
A primeira fase da edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros", que foi lançada no último dia 28 de fevereiro, atenderá até o dia 17 de março a região do Parque Residencial São Paulo, que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide, Jardim Santa Clara e Jardim Esmeralda.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

Diversão e alegria marcam evento do Prefeitura nos Bairros na região do Parque São Paulo 02