"Prefeitura nos Bairros" completa 20 dias com números relevantes

Fase 1 entrou em sua última semana de atendimento na região do Parque Residencial São Paulo

"Prefeitura nos Bairros" completa 20 dias com números relevantes

O programa "Prefeitura nos Bairros", que tem o objetivo de levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas, completou 20 dias de atuação desde seu lançamento, no dia 28 de fevereiro. A primeira fase do programa já conta com números expressivos em sua atuação na região do Parque Residencial São Paulo, que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

Segundo um levantamento registrado nesta segunda-feira (20), foram contabilizados 2.469 serviços de tapa-buraco, 53 limpezas de bocas de lobo, 6.771 metros quadrados de roçada em canteiros e praças, 44 remoções de árvores, 2.026 podas de árvores, 4 pulverizações em árvores, 19 plantios de árvores, limpeza de 114.503 metros quadrados de Área de Preservação Permanente (APP), 2.638 metros quadrados de demarcação viária, 680 metros de pintura de guias, 40 substituições de placas de trânsito, 20 trocas de postes de sinalização, 80 endireitamentos de postes de sinalização, raspagem e capina de guias de 229 quarteirões, além de 167 intervenções do DAAE.

Nesse período de 20 dias, o programa também realizou uma ação intensificada contra a dengue e visitou um total de 16.621 imóveis e 58 deles continham focos que foram retirados. Também foi feita a retirada de 69.910 quilos de inservíveis. Outra ação relacionada a esse tema foi uma série de palestras educativas com flanelógrafo para  aproximadamente 18 turmas escolares na região que abrange a Fase I, contabilizando um total de aproximadamente 850 crianças de 3 a 12 anos.

O "Prefeitura nos Bairros" também conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Até o dia 24, o atendimento social é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

Dentro desse serviço, foram feitos 170 atendimentos da Habitação (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), 140 testes realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde, 115 vacinas aplicadas pela Secretaria de Saúde, 84 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (proteção básica), 74 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CadÚnico), 58 demandas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 53 atendimentos do DAAE, 39 atendimentos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, 27 atendimentos do Departamento de Dívida Ativa, 24 demandas gerais da Secretaria de Saúde, 20 da Coordenadoria de Bem-estar Animal, 4 atendimentos da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, 2 atendimentos da Secretaria de Esportes e Lazer, 2 atendimentos da Secretaria da Educação e 2 atendimentos da Secretaria de Cultura (uma inscrição em Oficinas Culturais e outra relacionada a demandas gerais), totalizando 814 atendimentos sociais.

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular.