"Prefeitura nos Bairros": confira o balanço da primeira fase do programa

Região do Parque Residencial São Paulo recebeu mais de 3 mil serviços de tapa-buraco e 1,3 mil atendimentos sociais

"Prefeitura nos Bairros": confira o balanço da primeira fase do programa

O programa "Prefeitura nos Bairros", que tem o objetivo de levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas, encerrou nesta sexta-feira (24) a primeira fase da edição 2023, que comprovou sua eficiência com números expressivos de serviços realizados na região do Parque Residencial São Paulo, que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

Segundo o levantamento registrado nesta sexta (24), foram contabilizados 3.018 serviços de tapa-buraco; 61 limpezas de bocas de lobo; duas limpezas de áreas próprias (postos de saúde, CRAS, áreas de lazer, etc); 12.571 metros quadrados de roçada em canteiros e praças; 120 remoções de árvores; 2.656 podas de árvores; 18 pulverizações em árvores; 24 plantios de árvores; 4 aumentos de canteiros; 114.503 metros quadrados de limpeza de Área de Preservação Permanente (APP); 3.476 metros quadrados de demarcação viária; 822 metros de pintura de guias; 40 substituições de placas de trânsito; 26 implantações de novas placas de regulamentação; 20 trocas de postes de sinalização; 169 revitalizações de postes de sinalização; 26 instalações de novos postinhos de concreto; 87 endireitamentos de postes de sinalização; 269 quarteirões de raspagem e capina de guias e 490 intervenções do DAAE.

O "Prefeitura nos Bairros" também conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Nessa região, o atendimento social foi oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, de terça a sexta-feira.

Dentro desse serviço, foram feitos 207 atendimentos da Habitação (Secretaria de Desenvolvimento Urbano); 242 testes realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde; 376 vacinas aplicadas pela Secretaria de Saúde; 115 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (proteção básica); 101 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CadÚnico); 64 demandas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; 53 atendimentos do DAAE; 48 atendimentos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos; 49 atendimentos do Departamento de Dívida Ativa; 24 demandas gerais da Secretaria de Saúde; 20 da Coordenadoria de Bem-estar Animal; quatro atendimentos da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública; dois atendimentos da Secretaria de Esportes e Lazer; dois atendimentos da Secretaria da Educação; e dois atendimentos da Secretaria de Cultura (uma inscrição em Oficinas Culturais e outra relacionada a demandas gerais), totalizando 1.309 atendimentos sociais.

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular.

Segunda fase na região do Hortências

O "Prefeitura nos Bairros" dará início à sua fase 2 nesta segunda-feira (27), às 9h, na EMEF Henrique Scabello (Avenida Remo Frontarolli, 4050, Parque das Hortências), onde o prefeito Edinho, secretários e coordenadores municipais participarão de uma solenidade que marcará o início da passagem do programa pela região do Parque das Hortências. Essa segunda fase será realizada até o dia 6 de abril e, além do Hortências, passará pelos bairros Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Esporte, cultura e lazer

Uma das novidades da edição 2023 do Prefeitura nos Bairros é uma ação social que oferece esporte, cultura e lazer para toda a família, marcada para acontecer sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região. Para essa segunda fase, o encontro está marcado para o dia 2 de abril, domingo, das 10h às 13h, na EMEF Henrique Scabello, no Hortências. Haverá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (futebol, atletismo e taekwondo) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça.

As apresentações culturais também podem ser aproveitadas por toda a família. A partir das 11h, o evento contará com apresentações de canto coral e percussão com o Grupo Afrosom (com o regente e educador das Oficinas Culturais Guilherme Bridarolli) e da Orquestra de Violões (com o regente e maestro Luizinho Silva).