Prefeitura realiza programação especial para marcar Dia Internacional de Luta das Mulheres

Mobilização coordenada pela Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres terá início no sábado (4)

Prefeitura realiza programação especial para marcar Dia Internacional de Luta das Mulheres

 

 

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, abre neste sábado (4) a programação especial do mês de março que vai celebrar o Dia Internacional de Luta das Mulheres. O tema que vai nortear toda a mobilização de 2023 será “Mulheres pela Democracia – Direitos Humanos, Justiça e Participação”.

De acordo com Grasiela Lima, coordenadora executiva de Políticas para Mulheres, faz parte da pauta os 35 anos da Constituição Brasileira e a celebração do artigo 5º da Constituição, que trata da questão da igualdade entre mulheres e homens. “Queremos debater, durante todo o mês, a importância de se defender o que conquistamos na Constituição. Mas, para além de defender, queremos avançar. E, no âmbito municipal, queremos trazer à luz algumas leis importantes que tratam dos direitos femininos e que ainda não foram efetivadas. Ou seja, tirar as conquistas das mulheres do papel e trazer para a vida; continuamos nesse movimento de luta para que os direitos das mulheres sejam realmente concretizados”, reforça Grasiela.

A coordenadora de Políticas para Mulheres destaca que a agenda do mês está sendo organizada com a participação de parceiros importantes, como o Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares, o Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo), a Maternidade Gota de Leite/FunGota, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Unesp e a Uniara.

A abertura oficial está marcada para sábado, às 9 horas, na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, com o Curso "Promotoras Legais Populares" e a palestra “Democracia, Direitos das Mulheres e Constituição Federal de 1988”.

Também já está definido para dia 8 de março, o Dia Internacional de Luta das Mulheres, a realização da “Feira de Direitos - Araraquara morada da cidadania das mulheres”, no Parque Infantil, das 9 às 12 horas. “Na Feira de Direitos, teremos a participação de importantes grupos e instituições da sociedade civil que, em parceria com o poder público, trabalham incansavelmente no fortalecimento das políticas públicas ou na defesa dos direitos das mulheres do nosso município”, ressalta Graziela, lembrando também que a Plenária Temática das Mulheres do Orçamento Participativo (OP) também faz parte da agenda; será no dia 10, no Centro de Referência da Mulher (CRM), às 19 horas.

No dia 14, haverá Sarau em Homenagem a Marielle Franco e Maria Carolina de Jesus; no dia 25, oficina com o Grupo Ilú Oba de Min; dia 28, o 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone”, e, dia 31, a entrega do Prêmio Heleieth Saffioti 2021 para Eliana Honain, secretária municipal de Saúde. (confira a programação já confirmada abaixo)

 

Datas a serem definidas

 

Com datas a serem definidas e que deverão ser divulgadas nos próximos dias, deverá entrar nessa agenda o lançamento do e-book “Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e outras Violações de Direitos” e do Guia de Prevenção e Tratamento dos Agravos da Violência Sexual Contra Mulheres e Meninas. Também a audiência pública “Atenção psicossocial às mulheres que fazem uso de substâncias psicoativas em Araraquara”; a mesa-redonda “Meninas na Ciência”, o Seminário “35 Anos da Constituição Federal: avanços, obstáculos e desafios da efetividade dos direitos das mulheres”, o Prêmio Heleieth Saffioti 2023 e o lançamento do livro “As Dez Irmãs de Shakespeare”.

E estão em processo de articulação com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e do Turismo e com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, a realização da campanha de divulgação da isenção fiscal para as empresas que contratarem mulheres com mais de 45 anos; da campanha Parada Segura e da campanha de combate à importunação sexual no transporte coletivo. Assim que forem definidas, elas serão amplamente divulgadas.

 

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO 2023

MULHERES PELA DEMOCRACIA – DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E PARTICIPAÇÃO

Celebrando os 35 anos da Constituição Brasileira e o dispositivo da igualdade entre mulheres e homens

 

04/03 – Abertura Oficial - Curso Promotoras Legais Populares

Palestra: Democracia, Direitos das Mulheres e Constituição Federal de 1988, com Magali Mendes

Local: ETEC

Horário: das 9 às 12 horas

 

08/03 – Feira de Direitos - Araraquara morada da cidadania das mulheres

Local: Parque Infantil

Horário: das 9 às 12 horas

 

10/03 – Plenária Temática das Mulheres - Orçamento Participativo

Local: Centro de Referência da Mulher (CRM)

Horário: 19 horas

 

14/03 – Sarau em Homenagem a Marielle Franco e Maria Carolina de Jesus – parceria Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo)

Local: Centro de Referência da Mulher (CRM)

Horário: 19 horas

 

25/03 – Oficina com o Grupo Ilú Oba de Min – parceria Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo)

Local: Centro de Referência da Mulher (CRM)

Horário: 15 horas

 

28/03 – 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone” – parceria Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares

Local: Centro de Referência da Mulher (CRM)

Horário: 19 horas

 

31/03 – Entrega do Prêmio Heleieth Saffioti para Eliana Honain (homenageada de 2021)

Local: Câmara Municipal

Horário: 19 horas