Primeira semana do "Prefeitura nos Bairros" tem números expressivos

Região do Parque Residencial São Paulo recebe primeira fase do programa até o dia 17 de março

Primeira semana do "Prefeitura nos Bairros" tem números expressivos

Com o propósito de levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas, o "Prefeitura nos Bairros" teve sua edição 2023 lançada na última terça-feira (28). Segundo um levantamento registrado na sexta-feira (3), o programa já somava números expressivos de serviços e atendimentos prestados na região do Parque Residencial São Paulo, onde atuará até o dia 17 de março. A região conta ainda com os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu objetivo é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade e o tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Entre os serviços executados em cinco dias de programa estão 574 tapa-buracos, 6.151 metros quadrados de roçada em canteiros e praças, 19 remoções de árvores, 813 podas de árvores, uma pulverização em árvores, 16 plantios de árvores, 46.565 metros quadrados de limpeza de áreas de preservação permanente, 1.998 metros quadrados de demarcação viária, 120 metros de pintura de guias, 27 substituições de placas de trânsito, 156 revitalizações de postes de sinalização e 48 endireitamentos de postes de sinalização, além de 47 intervenções do DAAE.

O "Prefeitura nos Bairros" também conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Dentro desse atendimento, foram feitos 47 atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Habitação), 25 atendimentos da Secretaria de Saúde (vacinas aplicadas), 22 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (proteção básica), 22 demandas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 19 atendimentos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, 14 atendimentos da da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CadÚnico), 14 atendimentos do DAAE, 8 do Departamento de Dívida Ativa, 4 demandas gerais da Secretaria de Saúde, 3 atendimentos da Coordenadoria de Bem-estar Animal, 3 da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, 2 da Secretaria de Esportes e Lazer e uma da Secretaria da Educação, totalizando 184 atendimentos sociais.

Até o dia 17, o atendimento social é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.