Solicitação para poda e remoção de árvores pode ser feita no  "Prefeitura nos Bairros"

Serviço pode ser solicitado no programa que atende a região do Parque Residencial São Paulo até o dia 17 de março

A solicitação para a poda e remoção de árvores é um dos serviços disponíveis no programa "Prefeitura nos Bairros", que teve sua edição 2023 lançada no último dia 28 e atuará até o dia 17 de março na região do Parque Residencial São Paulo, que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, explica como funciona a solicitação. "Para solicitar os serviços de poda e remoção de árvore, basta que o munícipe dirija-se ao posto de atendimento do programa com seus documentos pessoais. O programa Prefeitura nos Bairros possibilita a agilidade dos serviços inerentes à manutenção da arborização urbana, pois é disponibilizada uma estrutura robusta com olhar destinado ao atendimento das necessidades do bairro onde o programa está acontecendo", explicou.

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o "Prefeitura nos Bairros" conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Estão disponíveis cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros.

Até o dia 17, o atendimento social é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30. O tempo médio do programa em cada região dura entre 10 e 15 dias.

prefeitura_bairros_poda