Edinho visita obras de remodelação da pista de atletismo “Armando Garlippe”

Pista vai receber campeonatos nacionais e internacionais e os recordes estabelecidos poderão ser oficialmente homologados

Edinho visita obras de remodelação da pista de atletismo “Armando Garlippe”

O prefeito Edinho e secretários municipais visitaram, nesta sexta-feira (24), as obras de remodelação da Pista de Atletismo “Armando Garlippe”. Com a execução do projeto, a pista de atletismo de Araraquara será uma das melhores do Estado e, consequentemente, do País, seguindo as normas da Confederação Brasileira de Atletismo/International Association of Athletics Federation (CBAt/IAAF).

Dessa forma, poderá receber eventos nacionais e internacionais de atletismo e, além disso, os recordes estabelecidos poderão ser oficialmente homologados. A obra de remodelação da pista de atletismo, cujo investimento supera R$ 7.3 milhões, foi uma demanda da comunidade esportiva local.

“Essa pista de atletismo deixou de ser oficial, porque, ao longo do tempo, ela saiu do padrão exigido pelo Comitê Olímpico. Por isso, a comunidade esportiva se mobilizou no OP e pautou essa obra como prioridade. O muro de arrimo e o sistema de drenagem estão sendo feitos. E todos os equipamentos serão refeitos, para que a cidade tenha um complexo de atletismo de padrão do Comitê Olímpico. Será feita a reconstrução das arquibancadas, dos vestiários, do prédio onde hoje é a academia e a pista será emborrachada”, apontou o prefeito Edinho, em transmissão ao vivo pelas redes sociais feita durante sua visita na obra.

“É um investimento importante para que Araraquara continue sendo referência para o esporte no Estado de São Paulo e para o esporte brasileiro. Estou feliz, porque é uma obra que certamente vai marcar a história do esporte de Araraquara, como o Gigantão, que passou por uma obra imensa, além da Arena da Fonte, que a Prefeitura entregou no meu mandato anterior. E continuamos investindo muito também nos equipamentos esportivos dos bairros, porque Araraquara tem o principal projeto de inclusão social do esporte no Estado de São Paulo, com mais de 5 mil crianças e adolescentes participando nas modalidades do programa Escolinhas de Esportes. Pelo seu número populacional, é a cidade que tem o maior número de equipes de competição disputando a elite do esporte paulista e brasileiro. Que construiu sua identidade também por meio do esporte”, analisou Edinho.

De acordo com o projeto da obra, a pista será construída com piso sintético e equipamentos e acessórios completos e oficiais para atletismo, incluindo gaiola de arremesso de disco e martelo, caixas de areia para saltos, guia de alumínio da borda interna da pista, tábuas de impulsão para salto triplo e em extensão, dispositivos de apoio em aço galvanizado para salto com vara, conjuntos completos para arremesso de peso, construção do fosso “steeple chase”, trave regulável para fosso “steeple chase” e demais elementos necessários para a certificação, entre outros. Também será construída uma nova pista de aquecimento.

O projeto também prevê a execução de canaletas de captação de águas pluviais em concreto, com grelha no perímetro interno da pista. No interior da pista, deverão ser executadas as instalações de drenagem sobre o gramado, interligadas à rede de drenagem principal. Também terá uma nova rampa acessível e escada junto à entrada principal do conjunto, novo alambrado no perímetro externo da pista, além da recuperação total de alambrados e portões remanescentes.

Junto com o prefeito Edinho, estiveram na visita desta sexta as secretárias Sálua Kairuz (Desenvolvimento Urbano) e Milena Pavanelli (Esportes e Lazer) e os secretários Marcelo Mazeta (Direitos Humanos e Participação Popular) e Sérgio Pelícolla (Obras e Serviços Públicos), o coordenador Renato Ribeiro (Participação Popular), além de engenheiros e arquitetos da Prefeitura.