Meio Ambiente publica o “Atlas das Bacias Hidrográficas do Município de Araraquara - SP”

O material já está disponível no site da Prefeitura de Araraquara

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), através da Coordenadoria Executiva de Gestão Ambiental (CEGA) e da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental (GPSEA), publicou o “Atlas das Bacias Hidrográficas do Município de Araraquara - SP”. O material já está disponível para a população no site da Prefeitura de Araraquara (https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/meio-ambiente-e-sustentabilidade).

O autor do Atlas, Leonardo de Araújo Neto, engenheiro Agrimensor da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, explicou que a publicação contou com a organização, colaboração e revisão do material do professor Dr. Frederico Yuri Hanai, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da profª. Drª Regina Célia Macêdo do Nascimento do Programa de Ciências Ambientais (PPGCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Prof. Dr. Mauricio Jose Rosso Pinto, do Programa de Engenharia Ambiental na Universidade de Córdoba – Colômbia.

“O material publicado é uma excelente ferramenta para os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Escolas Estaduais trabalharem com seus alunos temas importantes como Importância de Mapas e Atlas, Bacias hidrográficas, Hidrologia, Geografia, Caracterização do Município de Araraquara, entre outros”, avalia ele.

Segundo Leonardo, o material também poderá ser utilizado como referência bibliográfica em pesquisas acadêmicas da área ambiental, programas de especialização Lato sensu, mestrados e doutorados. “Além do conteúdo ser excelente, oferece cultura ao leitor que através da leitura do glossário pode adquirir conceitos importantes sobre o tema”, acrescenta o autor.

O engenheiro destaca ainda que o Atlas conta com um tópico que explica sobre o “Mito de Atlas Informações baseadas em Memórias de um Atlas Cosmopolita e a Esfera do Tempo Suportado” de Barbian (2021). “Os leitores aprendem que um atlas geográfico condiz ao conjunto de mapas que podem ser representações de diversos tipos, sejam de um país, estados, municípios, regiões, dentre outros”, detalha.

Leonardo explica ainda que um mapa é uma fonte de consulta para pesquisadores, um material didático para uma escola ou universidade, ou até mesmo um guia de viagem para pessoas que chegam pela primeira vez em uma localidade e necessitam se situar no ambiente. “Os mapas avançaram ao longo do tempo e hoje são muito comuns, ocupando cada vez mais espaço no mundo digital, contribuindo com o nosso dia-dia por exemplo com a disponibilização e utilização de um GPS (Sistema de Posicionamento Global)”, analisa.

Cabe reforçar que o material pode ser acessado e baixado gratuitamente no site da Prefeitura de Araraquara através do link direto: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_21032023112817.pdf