CREAS

f5dfbdd8-1a93-49e5-a398-839dbb9bf9af

 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

 

Atendimento

  • Segunda a sexta-feira, das 08h às 16h
  • Rua Castro Alves, 3267, Vila Santana
  • Telefone: 16 3322 0053
  • E-mail: [email protected]

 

Para informações: Gerência de Proteção Social Especial

 

O que é?

O CREAS é uma unidade pública estatal, de abrangência municipal, que tem como papel constituir-se em local de referência, com oferta de trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

 

Serviços ofertados pelo CREAS

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento à famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenção e orientação direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, e para o fortalecimento da função protetiva das famílias, diante do conjunto de condições que as vulnerabilizem e/ou as submetem à situações de risco pessoal e social.

Destina-se à famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de:

- Violência física, psicológica e negligência;

- Violência sexual – abuso e/ou exploração sexual;

- Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;

- Tráfico de pessoas;

- Abandono;

- Vivência de trabalho infantil;

- Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;

- Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminação/submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;

- Descumprimento de condicionalidades do PBF e do PETI em decorrência de violação de direitos.

 

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)

O Serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, em meio aberto, determinadas judicialmente.

Deve contribuir para o acesso a direitos, e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço faz-se necessária a observância da responsabilização, face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida.

O acompanhamento social ao adolescente deve ser realizado de forma sistemática, com frequência mínima semanal que garanta o acompanhamento contínuo e possibilite o desenvolvimento do PIA (Plano Individual de Atendimento).

Destina-se a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, e excepcionalmente a jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e suas famílias, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude.

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Destinado a pessoas com deficiência e idosas com dependência, seus cuidadores e familiares.