21º Território da Arte de Araraquara começa nesta quarta-feira (08)

Evento conta com obras de 83 artistas no Teatro Municipal, às 19h30

21º Território da Arte de Araraquara começa nesta quarta-feira (08)

Tem início na quarta-feira, 08 de maio – data que é celebrado o Dia do Artista Plástico – a mostra de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart: o Território da Arte de Araraquara. O lançamento será realizado no Teatro Municipal, às 19h30, com entrada gratuita a todos os interessados.

O público poderá prestigiar as obras dos 83 artistas selecionados para a mostra, já que todas estarão em exposição no teatro. Entre as obras selecionadas, 4 delas foram premiadas, sendo o “Prêmio Destaque” para Luiza Poeiras Amorim, Marcos Shigueo Akasaki e Marina Ceglie da Silva; enquanto o “Prêmio Referência” ficou com Thiago Nevs.

Este ano, o Território da Arte de Araraquara apresenta o tema “Cada instante é sempre” e aborda a memória, um dos suportes da identidade cultural, sendo um mecanismo de retenção de informação, conhecimentos e vivências, é o eixo que articula aspectos de realidade dando-lhe lógica e inteligibilidade. A curadoria é de Rita Michelutti, responsável pelo projeto do livro “Paulo Mascia - Araraquara, a cidade e sua gente”. "Feliz com a oportunidade da curadoria da 21 edição do Território de Arte de Araraquara que é com certeza um dos maiores eventos de artes visuais de política pública do país." O livro será apresentado antes da abertura do Território, às 19h, também no Teatro Municipal.

Vale destacar que no dia 09 de maio (quinta-feira), a programação do Território da Arte terá duas palestras: às 9 horas na Biblioteca Municipal será apresentada a mesa e palestra “Memórias, Cultura e Território” com Alemberg Quindins, Paulo Portella e Mayra Laudanna; enquanto que à noite, às 19h30, no Espaço Arte 222, acontece uma roda de conversa com Paulo Portella e artistas locais. Ainda, ao longo da programação, serão realizadas oficinas e visitas mediadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] .

SERVIÇO:

Abertura oficial do 21º Território da Arte de Araraquara

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Data: 08 de maio (quarta-feira)

• Dia 09/05 (quinta-feira):

9h: Mesa e palestra “Memórias, Cultura e Território” com Alemberg Quindins, Paulo Portella e Mayra Laudanna

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

19h30: Roda de conversa com Paulo Portella e artistas local

Local: Arte 222 Espaço Criativo (Av. José Bonifácio, 220 – Centro)