"Canal Direto com a Prefeitura" destaca as oficinas da Casa SP Afro Brasil

Viviane Ferreira, gestora da unidade, falou sobre as atividades gratuitas disponíveis no espaço

"Canal Direto com a Prefeitura" destaca as oficinas da Casa SP Afro Brasil

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o "Canal Direto com a Prefeitura" destacou nesta quarta-feira (17) as oficinas gratuitas oferecidas na Casa SP Afro Brasil "Oswaldo da Silva Bogé". Para falar sobre o tema, foi convidada a gestora da unidade, Viviane Ferreira.

Viviane iniciou sua participação com a lista de atividades realizadas no começo da semana. "De segunda-feira temos pilates. O pilates aumentou tanto que estamos com déficit. Temos no Centro de Referência Afro, de segunda-feira, às 16h, e na Casa SP Afro, das 9h às 10h, mas estamos com uma lista de espera, então as pessoas podem fazer a inscrição nas duas unidades. De segunda-feira também temos a dança de salão, das 18h30 às 19h30. Das 19h30 às 20h30, temos o samba de gafieira para iniciante e também temos forró intermediário das 20h30 às 21h30. Vale lembrar que no Centro Afro, de segunda-feira temos também a oficina de trança, que está com inscrições abertas direto no local, das 9h às 17h. De quarta também temos pilates nas duas unidades, também com lista de espera", mencionou.

Ela também falou sobre as oficinas oferecidas às quintas e sextas-feiras. "Na quinta-feira temos dança de salão, que é das 13h às 15h, e o samba-rock, que começa agora uma nova turma, para iniciantes e intermediários, das 18h30 às 19h30. As inscrições já podem ser feitas na Casa SP Afro, das 9h às 17h. De sexta-feira também temos samba-rock das 19h às 20h para quem não puder ir à tarde. E temos também uma turma de teatro musical, que é uma oficina nova, das 20h às 22h, além de jazz às 20h. E temos diversas Oficinas Culturais no Centro de Referência Afro. Temos oficinas de tranças, hip hop, cavaquinho, dança do ventre", acrescentou.

A gestora também citou que no dia 6 de maio será realizado o Seminário da Beleza Negra. "Estamos com inscrições abertas para os profissionais da área, cabeleireiro, manicure, entre outros. Deixamos o panfleto em algumas lojas como Emy, Dany, para facilitar para as pessoas, mas elas também podem fazer as inscrições no Centro Afro ou na Casa SP Afro", ressaltou.

Viviani lembrou que a Coordenadoria de Políticas Étnico-raciais conta hoje com três unidades na cidade. "Além da Casa SP Afro e do Centro de Referência Afro, tem ainda o Centro de Cultura de Religiões de Matrizes Africanas. As religiões de matrizes africanas podem solicitar para utilizar o espaço e agendar. Convidamos quem quiser visitar esses espaços, que também estão abertos", apontou.

A gestora revelou a emoção que resulta de seu trabalho diariamente. "Do tempo em que eu venho seguindo, tanto no Centro Afro quanto na Casa SP Afro, se eu falar que me emociono em todas as ações, vão dizer que estou mentindo, mas em todas eu saio emocionada. Eu fico bastante emocionada quando se trabalha com criança, quando se fala do letramento racial. Quando acompanhei uma atividade de letramento racial com a Alessandra Laurindo, aquilo me emocionou muito, porque eu não conhecia algumas temáticas, alguns direitos. Mas eu gosto de dança, da cultura e de tudo que tem nesses espaços. Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo. Também estamos com reuniões a cada 15 dias com a velha guarda e seguimos com o Mapeamento de Mulheres no Hip Hop. Mulheres, entrem em contato. Estamos acessíveis para dúvidas e estamos com muitos projetos para virem à tona", assegurou.

Vale reforçar que a Casa SP Afro Brasil "Oswaldo da Silva Bogé" fica na Av. Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier. O Centro de Referência Afro "Mestre Jorge" fica na Avenida Mauá, 377, no Centro. Já o Centro de Cultura de Religiões de Matrizes Africanas "Genny Clemente" fica na Rua Tanios Zbeidi, 506, no Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99626-9466 ou pelo telefone (16) 3322-8316.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.