"Canal Direto com a Prefeitura" traz detalhes sobre os serviços de emergência

Eliana Honain, secretária de Saúde de Araraquara, esclareceu as dúvidas sobre esse tema em participação na edição desta quinta-feira (2)

"Canal Direto com a Prefeitura" traz detalhes sobre os serviços de emergência

O "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, apresentou nesta quinta-feira (2) uma entrevista com a secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, que comentou sobre todos os detalhes relacionados aos serviços de emergência do município.

Eliana explicou sobre os casos em que a pessoa deve chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado pelo número 192. "O Samu é para qualquer problema de saúde em que a pessoa não tenha condições de ser transportada de uma outra maneira ou não tem esse recurso. Por exemplo, diante de um acidente de trânsito, chamamos o Samu porque não sabemos qual é a gravidade do caso. Pode haver uma parada cardíaca ou um mal-estar, entre outras situações. Muitas vezes, algumas pessoas até reclamam da demora, mas isso acontece conforme a gravidade. Às vezes a pessoa chama porque torceu o pé, mas isso não é um risco iminente de morte. Então temos que priorizar outros chamados e acaba demorando mais para chegar esse atendimento", salientou.

Ela também falou sobre o Resgate do Corpo de Bombeiros, que atende pelo 193. "Muitas vezes, as pessoas acionam o Resgate para esses casos que citamos, mas vamos dizer qual é a diferença básica entre o resgate e o Samu. O resgate é acionado quando, por exemplo, têm um acidente de carro em que a pessoa ficou presa entre as ferragens. Neste caso, o Samu não tem condições de resgatar. Isso também ocorre se nós temos um incêndio, um afogamento. Para isso tudo, nós chamamos o Resgate. Tem gente que chama o Resgate porque alguém infartou, por exemplo. Não se nega o atendimento porque trabalhamos em parceria, mas especificamente é para casos em que a pessoa ficou prensada, porque ninguém tem habilidade como um bombeiro para resgatar essa pessoa", acrescentou.

A secretária também esclareceu sobre em qual situação a pessoa deve se dirigir às UPAs. "Devemos procurar a UPA quando temos um caso realmente de emergência, principalmente fora dos horários de funcionamento das unidades. Se estou com uma crise hipertensiva, se estou com muita febre, se sofri um acidente, se estou com mal-estar, se tive a perda de sentidos ou se tive um AVC ou uma suspeita de infarto. Essas são as circunstâncias em que devemos procurar. Temos trabalhado muito com as unidades para que possam acolher essas pessoas. Acolher não significa passar em consulta médica, mas fazer uma avaliação, que vai dizer quando a pessoa tem que aguardar, quando vai passar em uma consulta médica ou quando tem que ir realmente para a UPA. Então são aqueles casos nas UPAs que a pessoa não pode esperar por uma consulta no dia de amanhã, porque a dor é insuportável, porque ela não está aguentando a situação. Então, para esses casos, é que a UPA tem que ser acionada", pontuou.

Ela também respondeu sobre quais situações podem ser resolvidas nas Unidades Básicas de Saúde do município. "Todos os casos. Nós temos nas Unidades Básicas de Saúde consultas que são programadas, porque é importante que as pessoas controlem sua hipertensão, sua diabetes, faça o seu pré-natal, faça o seu controle da saúde da mulher, controle todas as suas doenças e faça todos seus exames preventivos, mas uma parte do atendimento das unidades também é direcionada para essas pessoas que tenham essas intercorrências. Por exemplo, a pressão alta. Se não estou me sentindo bem, em um estado gripal, também as
 Unidades Básicas de Saúde  atendem o que chamamos de demanda espontânea, então pedimos que antes que vá à UPA, se não for horário de funcionamento da unidade, as pessoas procurem as unidades de saúde. Também algumas pessoas têm dificuldade para ir nas unidades porque é muito longe. Então temos algumas faixas onde não temos  Unidades Básicas de Saúde , por exemplo, na Região Central. Essas pessoas, nessas intercorrências, realmente tem que procurar um", orientou.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.