Coordenador destaca a participação popular no programa "Prefeitura nos Bairros" 

Renato Ribeiro analisou resultados da fase 3 do programa na edição desta quinta-feira (27) do "Canal Direto com a Prefeitura"

Coordenador destaca a participação popular no programa "Prefeitura nos Bairros" 


O coordenador executivo de Participação Popular, Renato Ribeiro, foi o convidado da edição desta quinta-feira (27) do "Canal Direto com a Prefeitura", para falar sobre o "Prefeitura nos Bairros", programa que envolve todas as secretarias municipais com o propósito de levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população.

Após a conclusão da fase 1 (na região do Parque Residencial São Paulo) e da fase 2 (região do Jardim das Hortências), o programa entrou na reta final de sua fase 3, que passa pela região do Cecap, envolvendo os bairros Jardim Iguatemi, Residencial dos Oitis, Conjunto Habitacional Victório De Santi 1 e 2, Distrito Industrial 2, 5 e 7, Jardim Altos do Cecap, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Jardim Regina, Residencial dos Manacás, Vila Aracoara, Adelino Silva, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre e Vila Bonilha.

Renato avaliou de forma positiva a atuação nesta terceira etapa do programa. "A ação realizada nessa região foi de fato um sucesso, com uma grande adesão por parte da população, com um funcionamento da parte de zeladoria, ainda que tivemos alguns dias chuvosos que fizeram com que tivéssemos que reorganizar um pouco, mas nada que impedisse que o trabalho fosse feito com a qualidade que a população merece, com a qualidade que é o padrão da Prefeitura do governo Edinho", analisou.

Balanço de ações

Renato apresentou um balanço das duas primeiras semanas da fase 3, com números que aumentarão, visto que ainda não entrou no balanço os dados desta semana, que será concluída nesta sexta-feira (28), data em que o programa encerrará sua passagem pela região.

Na região do Cecap, onde o programa atua desde o dia 10, o último levantamento aponta um total de 166 intervenções do Daae; 1.478 tapa-buracos; 62 limpezas de bocas de lobo; 10 limpezas de áreas próprias (postos de saúde, CRAS, áreas de lazer, etc); 23.698,9 metros quadrados de roçada em canteiros e praças; 32 remoções de árvores;  1.272 podas de árvores; 52 pulverizações em árvores; 197 plantios de árvores; 2.569 metros quadrados de demarcação viária; 737 metros de pintura de guias; 133 implantações de placas de trânsito; 463 implantações de placas de nomes de ruas; 16 trocas de postes de sinalização; 167 revitalizações de postes de sinalização; 23 instalações de novos postinhos de concreto; 16 endireitamentos de postes de sinalização; 563 quarteirões de raspagem e capina de guias no Prefeitura nos Bairros; 307,3 toneladas de remoção de resíduos pela Secretaria de Obras; 35.642 metros quadrados de terrenos particulares roçados; 25.870 quilos de inservíveis retirados pela equipe da Vigilância (dengue); e 4.024 imóveis visitados pela equipe da Vigilância (dengue).

Foram realizados também 665 atendimentos sociais nessa fase do programa, além de ações educativas nas escolas. "É um programa bem completo. Tem essa parte da zeladoria, mas vamos para outras áreas também, para ter de fato a inversão da lógica, como o próprio prefeito Edinho diz, que é levar a Prefeitura para perto da população, ao invés da população vir até a Prefeitura", acrescentou Renato.

Contato direto

Renato comentou que no próprio lançamento do programa, muitas pessoas tiveram um contato direto com o prefeito Edinho e aproveitaram para levar suas demandas. "Muita gente acaba levando uma situação de buraco em frente de casa ou outras situações específicas e o prefeito já vai acionando a gente, que aciona os secretários, que vão anotando, pegando telefones para buscar a solução dessas demandas", salientou.

Ruas de Lazer

O "Ruas de Lazer" é uma das novidades da edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros". Consiste em oferecer um dia de muita diversão, com esporte, cultura e lazer de forma gratuita para a população da região atendida pelo programa. A ação acontece sempre no domingo seguinte do lançamento do programa na região e o resultado é um engajamento cada vez maior por parte da população.

Renato destaca que o evento no Cecap cumpriu seu propósito. "Levamos atividades de esportes como futebol, vôlei, taekwondo, ginástica. Para as crianças, colocamos cama elástica, piscina de bolinha, algodão doce, pipoca. Tivemos o prefeito e os secretários recolhendo demandas, mas foi um domingo de lazer, de cultura, com uma bonita apresentação do grupo de maracatu, que é uma oficina cultural da Secretaria de Cultura. E tivemos uma adesão muito boa da população, muita gente passou por lá. O Ruas de Lazer tem resultado em momentos muito bons, porque é muito legal você ver a população usufruir do lazer, da cultura, de atividades esportivas, crianças correndo, brincando, comendo pipoca. Então foi mais um domingo muito legal do Ruas de Lazer, que faz parte do Prefeitura nos Bairros", comentou.

Próxima fase

Renato Ribeiro revela que a próxima fase do programa já está definida. "Vamos agora para a região que envolve os bairros Yolanda Ópice, Martinez e Melhado. Todos os bairros que ficam nos arredores desses serão atendidos a partir do dia 2 de maio, terça-feira. Quem mora nessa região terá acesso aos atendimentos sociais da Prefeitura e vai poder ver ali o aumento da intensidade das atividades de zeladoria da região", mencionou o coordenador.

O lançamento do programa será na terça-feira (2) no CER José Pizani, que fica na Rua Domingos Paulo Real, 347, Yolanda Ópice, mesmo local onde será feito o atendimento social de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30. O programa ficará nessa região até o dia 19 de maio.

No atendimento social, estão disponíveis todos os serviços oferecidos pela Prefeitura, como a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, cadastro para castração de animais, dentre outros.

Já o "Ruas de Lazer" está marcado para o dia 7 de maio, domingo, das 10 às 13h, na Área de Lazer do Jardim Martinez, localizada na Praça Pública e Centro Esportivo “Engenheiro Alexandre Eberle Lupo”, na Rua Papa Paulo VI.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.