Dia do Ferroviário será celebrado neste sábado (27)

Exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho, modas de viola, feira de artesanato e praça de alimentação estão no programa

Dia do Ferroviário será celebrado neste sábado (27)

O Dia do Ferroviário será comemorado em Araraquara neste sábado, 27 de abril, com uma celebração no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, em uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. A programação é gratuita e segue das 10h às 17 horas.

Diversos artistas e expositores se reúnem a fim de promover: feira de artesanato, praça de alimentação, música ao vivo com chorinho e viola, exposição de ferromodelismo e a visitação ao Museu Ferroviário.

A visita ao Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo é uma viagem no tempo, onde os interessados podem conhecer a exposição permanente e a Sala de Ferromodelismo, realizada em parceria entre a Prefeitura de Araraquara e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

A exposição reúne: mobílias, relógio, ferramentas e painel com a linha do tempo contando a história das ferrovias em Araraquara, Brasil e mundo; além de aparelhos de comunicação da extinta EFA, como telégrafos e telefones de época e também banner com fotografias dos vagões. Ainda, o prédio do Museu – que preserva as características da época – possui uma sala destinada ao ferromodelismo.

Para animar ainda mais a festa, haverá música ao vivo com moda de viola e chorinho. Pela manhã, às 11h30, os músicos do projeto Viola na Praça – evento mensal realizado na Praça das Bandeiras – participam da abertura da programação musical. Perci e Zinha, Romanito, Lavínia Linda e Gianini da Viola, Tião do Ouro e Amigos, e Fernanda Freitas Violeira são os convidados da abertura.

À tarde, às 15h15, entra em cena o chorinho, com Pedro Luiz Freitas e convidados. O chorinho, este patrimônio cultural brasileiro, chega com releituras e trabalhos autorais dos músicos de Araraquara, promovendo ainda mais a tarde de celebração no museu ferroviário.

Já para a feira de artesanato, pode-se esperar por diversas peças artesanais, feitas com muito bom gosto. Participam expositores criativos e de destaque: Ê.mana Artes, Flor de Cultura, Guapo, Loja do Colecionador, Ateliê Odara, Brechó Bonita de Chita, Brechó Quem Garimpa e Macramé Tecelagem Manual.

A Praça de Alimentação terá comidinhas, petiscos, bebidas, doces, produtos veganos e delícias em geral, com a participação: Bolaria do Du, Dafni Veg - Doces Veganos, Cachorro Magro Cervejaria, Maju Pastéis, e Quitutes Veganos.

Importante ressaltar que o Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril pelo fato desta data ser celebrada a inauguração da primeira linha de ferro brasileira, em 1854: a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida como Estrada de Ferro Mauá.

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/n°, na antiga Estação Ferroviária na região central de Araraquara.

SERVIÇO:

Dia do Ferroviário

Atrações: Exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho, modas de viola, feira de artesanato e praça de alimentação

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° - Centro/antiga Estação Ferroviária)

Data: 27 de abril (sábado)