Especial Dia das Mães: Integrante da Cooperativa Sol Nascente fala ao Canal Direto

No programa especial sobre o 12 de maio, Elizabete de Souza explica como as mães devem apoiar os filhos que erram

Na semana especial referente ao Dia das Mães, que será comemorado neste domingo, 12 de maio, o Canal Direto com a Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, ouviu nesta quarta-feira (8) a motorista da Cooperativa Sol Nascente, Elizabete de Souza, a Nina.

Após ficar detida por 11 anos e seis meses, Elizabete voltou ao mercado de trabalho e hoje atua como motorista na Cooperativa, entidade formada por egressos do sistema penitenciário com o objetivo de resgatar a dignidade das pessoas por meio do trabalho. Dentre os serviços prestados pela Cooperativa está a limpeza de áreas de preservação ambiental da cidade.

Nina destacou o apoio recebido na entidade e a necessidade das mães apoiarem seus filhos, especialmente quando eles erram.

A entrevistada contou que antes de chegar à Cooperativa fazia faxinas em lojas e em casas de família. “No início, todos ofereciam apoio, mas as coisas mudavam logo que as pessoas ficavam sabendo da minha passagem pelo sistema penitenciário e, com isso, me demitiam”, afirmou.

Elizabete de Souza citou a importância da Cooperativa Sol Nascente e o apoio dos diretores e do prefeito Edinho à causa, o que permite que hoje ela trabalhe de cabeça erguida e com dignidade, garantindo seu ganho a cada mês para poder pagar suas contas.

Aos 50 anos de idade, Elizabete revelou ser mãe de cinco filhos e avó de dez netos. “Nós, mães, temos o dever de orientar nossos filhos e não podemos virar as costas caso haja algum desvio no caminho deles. Será preciso trazer seu filho de volta como única maneira de tirá-lo do caminho errado, já que todos precisam de apoio”, receitou.

A motorista reiterou se sentir privilegiada por atuar na Cooperativa Sol Nascente, citando novamente a confiança da direção que possibilita a ela poder demonstrar sua competência no trabalho. “Se mais pessoas confiarem na capacidade feminina, as mulheres irão cada vez mais longe”, enfatizou.

No final da entrevista, como mensagem referente ao dia 12 de maio, Elizabete repetiu que toda mãe deve dar quantas chances forem necessárias para recuperar seus filhos, principalmente as mães que já passaram pelo sistema penitenciário.

No ar

Só para lembrar: o programa Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.