Parceria entre secretarias da Cultura e da Educação inicia com ações de educação patrimonial

Curso de formação nesta quinta-feira abre programação com o tema "Patrimônios, Memórias e Sustentabilidade"

Nesta quinta-feira, 25 de abril, tem início o curso de formação para professores da rede municipal e os funcionários dos museus e arquivo histórico. A abertura será às 13h na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com a participação da Secretária Municipal de Cultura, Teresa Telarolli, e da Secretária Municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos.

Este ano, a Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, e a Secretaria Municipal de Educação iniciam um projeto a fim de promover ações conjuntas de educação patrimonial para os docentes e estudantes da educação básica, além dos funcionários dos museus e arquivo histórico.

A formação nesta quinta-feira abre a programação e apresenta o tema "Patrimônios, Memórias e Sustentabilidade". A parceria entre Cultura e Educação irá realizar o curso de formação com palestras mensais e ministradas por convidados especializados, com o objetivo de problematizar o conceito de patrimônios e memórias, associando-os aos lugares, às pessoas, às celebrações e à realidade local.

Além da ação com os professores, os alunos do Ensino Fundamental receberão no segundo semestre a cartilha “Educar para o patrimônio: Araraquara uma cidade educadora”, material didático para interação e com sugestões de pesquisas. A cartilha é elaborada em linguagem de fácil compreensão, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas, com informações sobre os principais pontos de memória e os diversos patrimônios de Araraquara.

A coordenadora do Patrimônio, Adriana Medina, afirma que esse projeto de educação patrimonial junto aos professores e estudantes da rede pública municipal tem como propósito fomentar a curiosidade, o interesse, o conhecimento e a identidade dos estudantes, visando a sua transformação em sujeitos históricos críticos e participativos.

A coordenadora acrescenta que a formação para os professores tem o objetivo de somar às práticas já desenvolvidas por muitos em seu cotidiano nas escolas e salas de aula, reforçando os diversos aspectos do patrimônio.

Para o historiador e assistente técnico da Coordenadoria do Patrimônio, Breno de Oliveira Conde, “é preciso enxergar os patrimônios e as memórias em uma dimensão ampla, diversa, dinâmica e indissociável das questões sociais e históricas, assimilando as diferenças e a pluralidade no campo do patrimônio e da memória para que se estabeleça as pontes com outras identidades e grupos sociais que um dia foram marginalizados e silenciados.”

Breno aponta que todas as ações da parceria da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico com a Secretaria da Educação buscam se contrapor à ideia de uma memória e história única, potencializando a construção de uma educação cidadã, onde o acesso ao conhecimento sobre os patrimônios é considerado um direito social que deve estar amplamente disponível à maioria da população.

“Para atingir esse objetivo, a educação é vista com um papel fundamental, especialmente ao concentrar esforços em crianças, jovens e professores, capacitando-os como multiplicadores do conhecimento”, finaliza o assistente técnico da Coordenadoria do Patrimônio.

Vale lembrar que nesta quinta-feira, devido à formação com funcionários, os museus e o arquivo histórico funcionarão excepcionalmente das 9h às 12 horas.