Sábado (24): Praça Pedro de Toledo é o “Ponto de Encontro” do encerramento da SLAMC

Programação também apresenta a ação formativa “A Hystórya Embayxo das Unhas”, com Juão Nyn (RN/SP); o espetáculo “Azar do Valdemar”, com Cia. dos Inventivos (em destaque) é atração às 18 horas

Depois de uma semana de atividades, a 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa se encerra neste sábado, 24 de junho, com programação na Praça Pedro de Toledo, além da ação formativa “A Hystórya Embayxo das Unhas”, com Juão Nyn (RN/SP) no Palacete das Rosas.

A ação formativa “A Hystórya Embayxo das Unhas”, com Juão Nyn (RN/SP), será realizada às 9 horas, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, com classificação etária livre e sem necessidade de inscrição.

Depois, a partir das 15 horas, a Praça Pedro de Toledo torna-se o “Ponto de Encontro” da SLAMC com a Feira “Quem Garimpa Acha”, a apresentação das DJs Cecitunes e Amala e também do espetáculo “Azar do Valdemar”, com Cia. dos Inventivos (São Paulo/SP), às 18 horas. A programação na praça segue até às 20 horas.

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e tem o apoio: da Unesp Araraquara, do PROEC - Pró Reitoria de Extensão Universitária e Cultura, da FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras, do CAC - Centro Ação Cultural, do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara.

Mais informações sobre a programação da SLAMC podem ser acompanhadas no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara, e nas redes sociais da Semana Luís Antonio (https://www.instagram.com/slamc_aqa/). Toda a programação é gratuita.

SLAMC – PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (24)

dia 24 Juao Nyn 1

• Ação formativa “A Hystórya Embayxo das Unhas”, com Juão Nyn (RN/SP)

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

O questionamento acerca do teatro como conhecemos, que começou no Brasil com a chegada das caravelas e do cristianismo, e quais manifestações já existentes em territórios indígenas continham a tal da teatralidade, é o ponto de partida dessa oficina coordenada por Juão Nyn.

Na experiência, participantes terão contato com o Toré, os Toantes, os Mbora’is e diversas outras manifestações feitas em roda, que mesclam canto, rito e representação, a fim de conhecer um pouco como pessoas indígenas utilizam o chamamos de teatro como ferramenta para manutenção das próprias culturas.

Classificação etária: livre

dia 24 feiraquemgarimpa dia 24 DJ Cecitunes 1 dia 24 amala

• Ponto de Encontro - Feira “Quem Garimpa Acha”, com DJs Cecitunes e Amala

Horário: das 15h às 20 horas

Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes – Centro)

O coletivo Quem Garimpa Acha, é um coletivo que por meio de feiras de economia criativa visa fomentar o consumo de moda de segunda mão, tornando mais longa a vida útil das roupas e assim diminuindo o impacto ambiental que a produção de novas peças causa.

Além de uma forma mais sustentável de consumir moda, o coletivo também agrega artesãos e prestadores de serviços a fim de gerar trabalho e renda contribuindo com a economia local.

Vale ressaltar que são mais de 70 expositores a cada edição, incluindo curadoria de brechós, artesanatos, prestação de serviços e gastronomia.

Destaque apara a participação das DJs: Cecitunes e Amala.

dia 24 azar_do_valdemar_cred_Sergio_Fernandes 2

• Espetáculo: “Azar do Valdemar”, com Cia. dos Inventivos (São Paulo/SP)

Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes – Centro)

Uma trupe de artistas mambembes conta a história do desaparecimento de Valdemar e, com o público, tenta recriar a sua trajetória.

“Azar do Valdemar” encerra a Trilogia dos Inventivos, livremente inspirada no romance “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro. Em “Azar do Valdemar”, a Cia. dos Inventivos, a partir de uma informação sobre os sequestrados pelo estado policial que vigora em nosso país, atua simbolicamente sobre o corpo social fragmentado pela violência.

Com esse espetáculo, que bebe no formato do Teatro de Variedades, busca uma experiência de retomada dos vínculos humanos que possam nos garantir outra via de convívio que não à da hostilidade e indiferença, já que “todos somos Valdemares”.

Ficha técnica:

Atores-criadores: Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues e Marcos di Ferreira Músico-criador: Adilson Fernandes

Concepção: Cia dos Inventivos

Direção: Edgar Castro