Terça-feira (20): Anfiteatro B da Unesp e Palacete das Rosas recebem programação da Semana Luís Antonio

Palestra performativa, leitura dramática e espetáculo estão na programação gratuita realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (no destaque: "Diário de 02 Amigues")

Na terça-feira (20), a programação da 35ª edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC) terá início no Câmpus da UNESP Araraquara, no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras, com duas atividades: a palestra performativa: “Festas, Dramaturgias e Teatros Negros no Estado de São Paulo”, com Jéssica Nascimento Olaegbé (São Paulo-SP), às 16 horas (classificação etária: livre); e a leitura dramática: “Anfitrião de Plauto”, com o grupo Giz-en-Scène (Unesp Araraquara), às 18h30 (classificação: 16 anos). A programação apresenta ainda, às 20h30, o espetáculo “Diário de 02 Amigues” (Araraquara) no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (classificação: 14 anos).

Para as atividades no Anfiteatro B da FCL-Unesp Araraquara não é necessário ingresso; já para a apresentação de “Diário de 02 Amigues”, no Palacete das Rosas às 20h30, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início.

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e tem o apoio: da Unesp Araraquara, do PROEC - Pró Reitoria de Extensão Universitária e Cultura, da FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras, do CAC - Centro Ação Cultural, do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara.

Mais informações sobre a programação da SLAMC podem ser acompanhadas no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara, e nas redes sociais da Semana Luís Antonio (https://www.instagram.com/slamc_aqa/). Toda a programação é gratuita.

SLAMC – PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA (20)

Dia 20 Jessica Nascimento 1

• Palestra Performativa: “Festas, Dramaturgias e Teatros Negros no Estado de São Paulo”, com Jéssica Nascimento Olaegbé (São Paulo-SP)

Horário: 16 horas

Local: Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, UNESP (Rodovia Araraquara Jau, km 1 - Campos Ville)

Notamos que atualmente circularam em São Paulo centenas de artistas com ligação direta a construção de peças para o Teatro Negro. São pessoas envolvidas com direção teatral, atuação, construção de figurinos, cenários, sonoplastia, dramaturgia, produção, venda e divulgação de espetáculos.

Festas, Dramaturgias e Teatros Negros no Brasil são manifestações ricas, múltiplas e diversas, trata-se de um grande universo que engloba conjuntos de práticas e saberes relacionados aos processos de identidade cultural das populações negras, atualizações e heranças culturais do continente africano.

Esta palestra pretende celebrar a história e a memória de comunidades teatrais negras no Estado de São Paulo.

Classificação etária: livre

Gratuito - Não precisa retirar ingresso

Dia 20 leitura dramatica Anfitrião_Edvanda e Dejalma 1

• Leitura dramática: “Anfitrião de Plauto”, com Giz-en-Scène (Unesp Araraquara/SP)

Horário: 18h30

Ambientada na cidade grega de Tebas, a peça apresenta Anfitrião, um general das tropas gregas e marido da personagem Alcmena. Enquanto estava ausente, em batalha, a esposa do comandante é seduzida por Júpiter, que assume a aparência de seu marido. Para conseguir a façanha de tê-la em seus braços, o deus dos deuses recebe a ajuda de Mercúrio, na figura de Sósia, o escravo de Anfitrião. De volta do campo de batalha, Anfitrião e Sósia se deparam com suas cópias e, assim, está formada uma sucessão cômica de equívocos que levam o general a acusar Alcmena de adultério. No desfecho da trama, tudo é esclarecido a Anfitrião por Júpiter, e Alcmena dá à luz a gêmeos: Íficles, filho de Anfitrião, e Hércules, o conhecido herói grego de força descomunal, filho de Júpiter.

Classificação etária: 16 anos

Duração: 70 min

Gratuito - Não precisa retirar ingresso

Dia 20 Diario de 2 amigues Créditos_Bruno Marques 4

• Espetáculo: “Diário de 02 Amigues” (Araraquara/SP)

Horário: 20h30

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Uma atriz e um ator que se conheceram no teatro, tornando-se amigues-irmãos, compartilham com o público a dor e a delícia de ser o que é, abrindo seus diários pessoais sobre identidade LGBTQIA+, amor e sexualidade, derrotas e conquistas.

Ficha técnica:

Concepção, performance e produção: Larissa Mariano e Zé Guilherme

Ambientação: Julia Lot e Bruno Lima

Cinegrafista: Álvaro Júnior

Assistente de cinegrafista e edição de vídeos: Mariane Oliveira

Classificação etária: 14 anos

Gratuito - retirada de ingresso com uma hora de antecedência

Programação gratuita