Centro Afro realiza atividade de letramento racial na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp

Thiago Morais, responsável pelo programa SOS Racismo, comandou palestra na última segunda-feira (6) no auditório da faculdade

Na última segunda-feira (6), o auditório da faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio Mesquita Filho", Campus de Araraquara, recebeu uma atividade de letramento racial conduzida pelo responsável pelo programa SOS Racismo e membro da equipe do Centro de Referência Afro "Mestre Jorge", Thiago Morais. A ação, direcionada aos estudantes do curso de Ciências Farmacêuticas e Engenharia de Bioprocessos e Bioprocessos, foi realizada a convite do Coletivo Marcia Tania em colaboração com o Centro Acadêmico "Osamu Shimoura" e o Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas.

Na gramática, o letramento é um estágio posterior à alfabetização. Depois de decodificar a linguagem a ponto de ler e escrever, o aluno está apto a compreender que ela é, ao mesmo tempo, produto e produtora da realidade. Assim, o letramento racial é um conjunto de práticas que nos ensina a enxergar como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Trata-se, portanto, de um elemento crucial para uma (re)educação antirracista.

A atividade também integrou a Semana Acadêmica de Ciências Farmacêuticas. "Na oportunidade, abordamos o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais e o trabalho desenvolvido no programa S.O.S Racismo mantido na unidade do Centro de Referência Afro 'Mestre Jorge'. O encontro propiciou o desenvolvimento crítico sobre o processo da violência racial e a reflexão sobre a necessidade de políticas públicas voltadas às ações afirmativas no enfrentamento ao racismo", comentou Thiago.

Beatriz Felix, integrante do Coletivo Marcia Tania, também falou sobre a importância da ação. "No decorrer do encontro, dialogamos sobre a autodeclaração e quem é o negro no Brasil, mediante o entendimento a respeito dos processos de racializaçao e em como o racismo atravessa a juventude negra", salientou.

O número do Programa SOS Racismo é o (16) 99626-9466, sendo este um canal de orientação e acompanhamento das denúncias de todas as formas discriminação racial, injúria e preconceito motivado pela cor da pele ou etnia.