Orçamento Participativo: Hortências elege esportes e lazer como prioridade

Plenária sub-regional foi realizada na noite desta quinta-feira (2) na EMEF Henrique Scabello

Orçamento Participativo: Hortências elege esportes e lazer como prioridade

Na noite desta quinta-feira (2), foi realizada a terceira plenária sub-regional do Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A reunião foi sediada na EMEF Henrique Scabello, no Parque das Hortências, onde 35 pessoas elegeram o tema esportes e lazer como prioridade da Sub-região 3 da mesma Região 9, que é composta pelo Parque das Hortências, do Condomínio Satélite e do Residencial Nossa Senhora Aparecida (Aparecidinha).

O OP 2023 contará com 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária está prevista para 6 de julho. A programação completa será divulgada em breve no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

A fase sub-regional aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

Marcaram presença na plenária desta quarta os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas), Alcindo Sabino (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Plenárias da próxima semana

Três plenárias sub-regionais serão realizadas na próxima semana. Na  segunda-feira (6), às 19h, o CER Eunice Bonilha Toledo Piza, no Jardim Brasília, receberá a plenária da Sub-Região 1 da Região 2 (Jardim Brasília, Jardim Celiamar, Jardim das Acácias, Jardim das Magnólias, Jardim das Margaridas, Jardim das Roseiras, Jardim Gardênias, Jardim Imperador I e II, Jardim Marivan, Jardim Morada do Sol, Jardim Santo Antônio, Jardim Uirapuru I e II, Jardim Vale das Rosas, Loteamento Estrela, Loteamento Kanashiro, Parque Atlas e Vila Velosa I e II).

Na quarta-feira (8), a plenária da Sub-Região 2 da Região 2 (Chácara Velosa I e II, Condomínio Piemonte, Condomínio Vale do Campo, Jardim Aclimação, Jardim do Bosque, Jardim Maria Luiza III, Jardim Adalgisa, Jardim Amagire, Jardim Jorge Lauand, Jardim Maggiore, Jardim Primor, Jardim Tinen, Jardim Zavanella, Parque Aquiles, Residencial Piemonte, Residencial Vale do Campo, Sítio São João e Vila Sedenho) terá como sede a Associação de Atendimento Educacional Especializado (AAEE), no Jardim Aclimação.

Na quinta-feira (9), o Lar Nossa Senhora das Mercês receberá a plenária da Sub-Região 1 da Região 3 (Condomínio Vereda do Campo, Jardim Boa Vista, Jardim dos Oitis, Jardim Indaiá, Jardim Roberto Selmi Dei 1, Jardim São Francisco, Jardim São Rafael, Jardim São Rafael II, Jardim Serra Azul, Jardim Veneza, Residencial Monte Carlo, Residencial Reserva do Campo, Residencial Santa Luzia e Veredas do Campo).

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.