Prefeito Edinho dá início à fase 5 do "Prefeitura nos Bairros" na região do Carmo, São José e Quitandinha

Nova etapa do programa será realizada até o dia 16 de junho, com atendimento social no CER Concheta Smirne Mendonça

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (30) no CER Concheta Smirne Mendonça, na Vila Bela Vista, o prefeito Edinho abriu oficialmente a fase 5 da edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros", programa que tem como propósito levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população.
Enquanto as equipes de zeladoria e manutenção atuam nas ruas da região, o atendimento social dessa nova fase será realizado nos mesmos dias, das 8h30 às 13h30, também no CER Concheta Smirne Mendonça.

Essa nova etapa do programa vai até o dia 16 de junho e passará pela região que envolve os bairros do Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amabile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.

O prefeito Edinho convidou a população para buscar os serviços disponíveis no programa. "Até o dia 16, estaremos no CER Concheta Smirne Mendonça, com toda a Prefeitura estruturada, ouvindo as demandas da população, que traz para nós o problema, aquilo que é importante, e demandas como troca de lâmpada, roçada, poda de árvore, limpeza de bueiro, Cadastro Único, Cadastro Habitacional, parcelamento de IPTU, situações de dívida do DAAE. Tudo aquilo que faz as pessoas irem até a Prefeitura, elas podem encontrar no atendimento social", salientou.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); os vereadores Aluísio Boi (MDB), Luna Meyer (PDT) e Carlão do Jóia (Patriota); além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Prefeitura nos Bairros

O programa Prefeitura nos Bairros é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Ações de combate à dengue também integram a agenda de serviços da edição 2023 do Prefeitura nos Bairros, com vistoria e retirada de inservíveis de imóveis e atividades educativas nas escolas da região.

No plantão de atendimento social, todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população e tratar de serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, cadastros da Habitação, ações educativas, dentre outros.

A edição 2023 do programa teve início no dia 28 de fevereiro e teve sua fase 1 realizada na região do Parque Residencial São Paulo, a fase 2 na região do Parque das Hortências, a fase 3 nos bairros que compõem a região do Cecap, e a fase 4 na região que envolve os bairros Yolanda Ópice, Jardim Martinez, Vila Melhado e arredores.

Esporte, cultura e lazer

Uma das novidades da edição 2023 do Prefeitura nos Bairros é uma ação social "Ruas de Lazer", que oferece esporte, cultura e lazer para toda a família. Para essa quarta fase, o encontro está marcado para o dia 4 de junho, domingo, das 10h às 13h, na Área de Lazer “Praça Juiz de Direito Luiz Olinto Tortorello”, que fica na Rua Manoel Quintal, s/nº, Jardim Tamoio.

O evento terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (taekwondo, futebol e xadrez) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos e ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça. As apresentações culturais também podem ser aproveitadas por toda a família. Desta vez, haverá apresentação do grupo de maracatu Sementes Crioulas (sob a regência de Jorge Rufino), pertencente às Oficinas Culturais Municipais de Araraquara.