"Prefeitura nos Bairros": confira o balanço da primeira semana de atuação no Hortências

Até quinta-feira (6), serviços de zeladoria e manutenção atuam nas ruas da região, enquanto atendimento social é oferecido na EMEF Henrique Scabello

Com o objetivo de levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas, o "Prefeitura nos Bairros" completou nesta segunda-feira (3) uma semana de atuação em sua fase 2, que passa pela região composta pelos bairros Parque das Hortências, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida. A atuação nessa região vai até esta quinta-feira (6).

Segundo o levantamento registrado nesta segunda-feira, foram contabilizados nos últimos sete dias 939 serviços de tapa-buraco; cinco limpezas de áreas próprias (postos de saúde, CRAS, áreas de lazer, etc); 10.839 metros quadrados de roçada em canteiros e praças; 12 remoções de árvores; 50 podas de árvores; 6 pulverizações em árvores; 60.811 metros quadrados de limpeza de Área de Preservação Permanente (APP); 1.469 metros quadrados de demarcação viária; 293,5 metros de pintura de guias; 43 implantações de novas placas de trânsito, 108 implantações de nomes de ruas, duas trocas de postes de sinalização; 76 revitalizações de postes de sinalização; 6 instalações de novos postinhos de concreto; 11 endireitamentos de postes de sinalização; 267 quarteirões de raspagem e capina de guias, retirada de 56 toneladas de resíduos de raspagem, capina e limpeza geral, 5 roçadas de próprios, 33 intervenções do DAAE, retirada de 2.239 quilos de materiais por parte da Vigilância Sanitária, que visitou 1.692 imóveis.

O "Prefeitura nos Bairros" também conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Nessa região, o atendimento social é oferecido na EMEF Henrique Scabello (Avenida Remo Frontarolli, 4050, Parque das Hortências), das 8h30 às 13h30, também até quinta-feira (6).

Dentro desse serviço, foram feitos, desde a última segunda-feira (27), 125 testes realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde; 46 atendimentos da Habitação (Secretaria de Desenvolvimento Urbano); 27 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CadÚnico); 25 vacinas aplicadas pela Secretaria de Saúde; 25 demandas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; 16 atendimentos do DAAE; 13 da Coordenadoria de Bem-estar Animal; 11 atendimentos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos; sete atendimentos do Departamento de Dívida Ativa; seis atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (proteção básica); cinco atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e um atendimentos da Secretaria de Cultura, um total de 307 atendimentos.

Números totais da edição 2023

Antes de passar pela região do Hortências, a edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros" teve sua fase 1 realizada na região do Parque São Paulo. Se considerarmos as duas fases do programa, que foi iniciada em 28 de fevereiro, foram realizados 3.957 serviços de tapa-buraco; 61 limpezas de bocas de lobo; 7 limpezas de áreas próprias (postos de saúde, CRAS, áreas de lazer, etc); 23.410 metros quadrados de roçada em canteiros e praças; 132 remoções de árvores; 2.706 podas de árvores; 24 pulverizações em árvores; 24 plantios de árvores; 4 aumentos de canteiros; 175.314 metros quadrados de limpeza de Área de Preservação Permanente (APP); 7.769 metros quadrados de demarcação viária; 1.115,5 metros de pintura de guias; 83 substituições de placas de trânsito; 108 implantações de placas de nomes de ruas, 26 implantações de novas placas de regulamentação; 22 trocas de postes de sinalização; 245 revitalizações de postes de sinalização; 32 instalações de novos postinhos de concreto; 98 endireitamentos de postes de sinalização; 536 quarteirões de raspagem e capina de guias, além de 523 intervenções do DAAE.

No atendimento social, foram executados 253 atendimentos da Habitação (Secretaria de Desenvolvimento Urbano); 367 testes realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde; 401 vacinas aplicadas pela Secretaria de Saúde; 121 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (proteção básica); 128 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CadÚnico); 89 demandas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; 69 atendimentos do DAAE; 59 atendimentos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos; 56 atendimentos do Departamento de Dívida Ativa; 24 demandas gerais da Secretaria de Saúde; 33 da Coordenadoria de Bem-estar Animal; cinco demandas gerais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, quatro atendimentos da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública; dois atendimentos da Secretaria de Esportes e Lazer; dois atendimentos da Secretaria da Educação; e dois atendimentos da Secretaria de Cultura (uma inscrição em Oficinas Culturais e duas relacionadas a demandas gerais), totalizando 1.616 atendimentos sociais.

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular.