Prefeitura nos Bairros: Hortências recebe ações educativas de combate à dengue

Controle de Vetores conduziu palestras e flanelógrafos para orientar crianças e adolescentes

Prefeitura nos Bairros: Hortências recebe ações educativas de combate à dengue

Além dos diversos serviços e atendimentos sociais oferecidos pelo "Prefeitura nos Bairros" em cada região atendida, o programa conta ainda com uma ação educativa que visa combater a dengue na cidade. Na última semana, a região contemplada pela fase 2 do programa recebeu a palestra que é uma iniciativa da Prefeitura de Araraquara, por meio do Grupo IEC (Instruindo, Educando e Comunicando), vinculado à Gerência de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. A ação atingiu 309 alunos, sendo 153 da Emef Henrique Scabello, 60 da EE Sérgio Speranza, 59 do CER Marialice Lia Tedde e 37 do CER Anunciata Lia David.

O objetivo desse trabalho educativo realizado nas escolas é transformar as crianças e os adolescentes em multiplicadores de informações e de ações de combate ao mosquito da dengue. Além das palestras educativas e o flanelógrafo, os alunos também acompanham a exposição de exemplares do desenvolvimento do mosquito, conhecendo dessa forma as larvas que são encontradas rotineiramente no trabalho das equipes de casa a casa.

Desde o início do mês de março, as equipes participaram da fase 1 do "Prefeitura nos Bairros" e atuaram no CER “Pe. Mario Cavaretti Filho”, no Altos de Pinheiros; no CEC "Aléscio Gonçalves dos Santos”, no CER “Antônio Tavares Pereira Lima” e na Escola Estadual. Antônio de Oliveira Bueno Filho, as três no Jardim Pinheiros; no CER “Ângelo Lorenzetti”, no Altos de Pinheiros; no CER “Eudóxia Pinto Ferraz” e na Escola Estadual Professor "Oacyr Antonio Ellero", ambas no Parque São Paulo.

“No caso dos alunos maiores, as equipes do IEC trabalharam para disseminar conhecimento sobre a condição de município endêmico de Araraquara e sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti, que é o principal transmissor de várias doenças. Atribuímos a eles a missão e a responsabilidade de prestar atenção nos cuidados diários, evitando, dessa forma, a proliferação do mosquito e a circulação do vírus da dengue, da chikungunya, da zika, da febre amarela e outros que possam vir. Procuramos destacar o quanto a preservação dos predadores naturais é essencial para nos ajudar no combate a este vetor, assim como o cuidado no ambiente domiciliar para evitar os criadouros e água parada”, detalha Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde do município. “E para os menores, a mesma abordagem é feita através de brincadeiras lúdicas e divertidas, utilizando o flanelógrafo, que leva os personagens onde as crianças conseguem interagir e entender com maior facilidade”, completa ela.

Vale destacar que além das ações educativas, a Prefeitura realiza uma mobilização intensificada de vistoria e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegipty, além de orientação aos moradores.

Prefeitura nos Bairros

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região do Hortências

Essa segunda fase da edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros", que foi lançada no dia 27 de março, atenderá até esta quinta-feira (6) a região do Parque das Hortências, que envolve ainda os bairros Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido na Emef Henrique Scabello, no Hortências, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.