Prefeitura oferece Oficina de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos Surdos

Aulas acontecem toda quinta feira, às 19h, na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular

Prefeitura oferece Oficina de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos Surdos

Buscando atender a demanda da comunidade surda de Araraquara, trazida por ela na Pré-Conferência Municipal dos Direitos das Pessoa com Deficiência e levada como pauta na Conferência que aconteceu em outubro de 2023, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, iniciou no dia 8 de fevereiro a Oficina de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos Surdos.

As aulas são ministradas
toda quinta-feira, às 19h, pela professora Raquel Nogueira Chediek, nas dependências da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro. Para participar, basta chegar no local e horário da aula e conversar com a própria professora.

A professora falou sobre o propósito da iniciativa. "A oficina tem como objetivo a emancipação desses sujeitos de direitos em todo seu aspecto social e legal, para que melhorem o conhecimento da língua portuguesa quando tiverem que ter entendimento de documentos escritos, os quais ainda têm dificuldade de compreensão, e também na inserção no mercado de trabalho, pois a Libras (Língua Brasileira de Sinais) infelizmente é de conhecimento restrito da população", explicou Raquel.

A oficina atende desde quem cursou as primeiras séries do ensino fundamental quanto os que concluíram o ensino médio, mas no período em que frequentavam a escola não havia de fato inclusão. "O ensino de língua portuguesa para surdos exige uma metodologia diferente da usada para ouvintes, e em outras modalidades o acompanhamento do intérprete é imprescindível, o que por muita luta hoje está aos poucos acontecendo", completou Raquel.