"Ruas de Lazer" marcará entrega da reforma da Área de Lazer do Martinez

Como parte do programa "Prefeitura nos Bairros", programação gratuita para toda a família está marcada para ocorrer neste domingo (7)

"Ruas de Lazer" marcará entrega da reforma da Área de Lazer do Martinez



Este domingo, 7 de maio, será um dia especial para a população do Jardim Martinez. Em solenidade marcada para as 9h30, o prefeito Edinho fará a entrega das obras de reforma da Área de Lazer da Praça Pública e Centro Esportivo “Engenheiro Alexandre Eberle Lupo”, na Rua Papa Paulo VI. Para completar a festa, o local foi escolhido para sediar a quarta edição do projeto "Ruas de Lazer", evento que integra o programa "Prefeitura nos Bairros" com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. A região contemplada na fase atual do programa envolve o Jardim Martinez, o Yolanda Ópice, a Vila Melhado e os bairros localizados nos arredores.

A reforma é uma conquista da população por meio do Orçamento Participativo e contou com o investimento de R$ 586.974,79 via Finisa (Programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal). A obra envolveu a construção de vestiários e sanitários públicos com adaptação para pessoas com deficiência, reforma do gramado do campo, demarcação das linhas de jogo, construção de alambrado ao redor do campo, construção de rampa de acesso para pessoas com deficiência, reforma completa da quadra poliesportiva, adequação do piso da praça, adequação do tanque de areia, reforma dos bancos, instalação de luminárias com lâmpadas de LED e paisagismo.

Outra atração do evento é o amistoso entre os times de futebol feminino do Hortências e do Ieda, do projeto Escolinhas de Esportes. Após o jogo, será assinado o documento que permite o uso da praça pública e do centro esportivo para a AMARES, que é a Associação dos Moradores do Jardim Padre Anchieta, Jardim Martinez, Jardim Eliana e adjacentes. O termo tem como base a Lei Municipal Número 10.284, de 11 de agosto de 2021, que prevê a permissão outorgada a associações de bairros, clubes de esporte amador, coletivos locais e demais entidades privadas sem fins lucrativos com finalidade de promoção gratuita de atividades de lazer e esportivas, aproximando as diversas comunidades ao manejo dessas áreas.

O homenageado

Alexandre Eberle Lupo nasceu em 28 de março de 1946, em Araraquara, filho de Lilia Elisa Eberle Lupo e Wilton Lupo. Seu avô paterno, Henrique Lupo, foi fundador das Meias Lupo S.A, empresa araraquarense centenária que iniciou suas atividades com a produção de meias masculinas em 1921, expandiu suas atividades ao longo do tempo e hoje atua em diversos segmentos da indústria têxtil.

Formou-se nos cursos de engenharia mecânica e engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos. Acumulou a participação diretiva em diversas empresas, atuando como diretor da Eberle S.A, metalúrgica fundada por seu avô materno Abramo Eberle, em Caxias do Sul (RS).

Araraquarense fervoroso e sempre atento às necessidades da comunidade, executou inúmeras obras que contribuíram para a comunidade de Araraquara e região. Alexandre casou-se, em 11 de setembro de 1975, com Maria Masiero Eberle Lupo e tiveram quatro filhos: Andréa, Wilton, Helena e Alexandra. Faleceu, prematuramente, em 10 de julho de 1982, aos 36 anos de idade.

Ruas de Lazer

Das  10h às 13h, na Área de Lazer do Jardim Martinez receberá a quarta edição do projeto "Ruas de Lazer", um evento que integra o programa "Prefeitura nos Bairros" com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. Sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região, é realizada essa ação social que oferece diversas atrações gratuitas de esporte, cultura e lazer para toda a família.

O evento terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (com taekwondo, futebol, vôlei, futevôlei e atletismo) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça.

As apresentações culturais também podem ser aproveitadas por toda a família. Desta vez, haverá apresentação dos alunos de capoeira e danças urbanas, além de apresentações dos estudantes das Oficinas Culturais do CRAS Yolanda Ópice e Lar Rita Maria de Jesus.

Prefeitura nos Bairros

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o programa conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além do cadastro para castração de animais, estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Seu tempo médio em cada região dura entre 10 e 15 dias.

Região do Yolanda, Martinez e Melhado

Essa quarta fase da edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros", que foi lançada na última segunda-feira (27), atenderá até o dia 6 de abril a região do Yolanda Ópice, Jardim Martinez, Vila Melhado, Jardim Araraquara, Jardim das Paineiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Florença, Jardim Itália, Jardim Palmares, Jardim Paulista, Jardim Portugal, Jardim Santa Júlia III, Jardim Água Branca, Jardim Eliana, Jardim Higienópolis, Jardim Mangiacapra, Jardim Nova Época, Jardim Padre Anchieta, Jardim Santa Rosa, Parque Alvorada, Vila Maria Helena, Vila Normandia, Distrito Industrial I, Jardim Arangá, Jardim Castelo, Jardim das Gaivotas, Jardim Panorama, Jardim São Jorge, Vila Furlan, Vila Guaianazes, Vila Suconasa, Vila Nova, Residencial Antônio Melhado e Residencial Irmãos Laurini.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido no CER José Pizani, no Yolanda Ópice, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

 
Ruas de Lazer - Prefeitura nos Bairros - 7 de maio