Área de Lazer do Martinez é entregue totalmente reformada à população

Prefeito Edinho participou da solenidade realizada neste domingo (7) no espaço que também recebeu o evento "Ruas de Lazer"

Área de Lazer do Martinez é entregue totalmente reformada à população




Em cerimônia realizada na manhã deste domingo (7), o prefeito Edinho realizou a entrega das obras de reforma da Área de Lazer da Praça Pública e Centro Esportivo “Engenheiro Alexandre Eberle Lupo”, na Rua Papa Paulo VI, no Jardim Martinez. A reforma é uma conquista da população por meio do Orçamento Participativo e contou com o investimento de R$ 586.974,79 via Finisa (Programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal). 
 
A obra envolveu a construção de vestiários e sanitários públicos com adaptação para pessoas com deficiência, reforma do gramado do campo, demarcação das linhas de jogo, construção de alambrado ao redor do campo, construção de rampa de acesso para pessoas com deficiência, reforma completa da quadra poliesportiva, adequação do piso da praça, adequação do tanque de areia, reforma dos bancos, instalação de luminárias com lâmpadas de LED e paisagismo.

O prefeito Edinho falou sobre a importância da obra para a comunidade. "Com o Orçamento Participativo, nós vamos até a população e perguntamos o que é importante que se faça naquela região. Não é o prefeito que diz o que é importante para cada comunidade, mas a comunidade que diz o que é prioridade, seja uma escola, um posto de saúde, uma área de lazer ou a recuperação de uma obra de infraestrutura. E a população de toda essa região escolheu a recuperação desse complexo esportivo. É uma obra escolhida pela população e é uma obra que a Prefeitura sofreu muito porque demos início e veio a pandemia. Na pandemia, nós praticamente paralisamos todas as obras, não só para preservação dos trabalhadores, mas porque a Prefeitura literalmente drenou tudo o que ela tinha de recursos para enfrentar a Covid-19", explicou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, também valorizou a escolha da população pela reforma do espaço. "O Orçamento Participativo é um programa que o prefeito Edinho tem implementado em Araraquara desde que ele assumiu o governo pela primeira vez em 2001. É um programa estruturante e é a espinha dorsal do seu governo, ou seja, é a partir da democracia e da participação popular e participativa que vai se definindo e se desenhando os rumos da cidade. Cada região, a partir das suas sub-regionais, vai definindo ano a ano aquilo que é de fato prioridade para o bom desenvolvimento e qualidade de vida de sua comunidade. Gostaria de cumprimentar e parabenizar a comunidade pela escolha que foi feita em umas edições do Orçamento Participativo", salientou.

O homenageado

Alexandre Eberle Lupo nasceu em 28 de março de 1946, em Araraquara, filho de Lilia Elisa Eberle Lupo e Wilton Lupo. Seu avô paterno, Henrique Lupo, foi fundador das Meias Lupo S.A, empresa araraquarense centenária que iniciou suas atividades com a produção de meias masculinas em 1921, expandiu suas atividades ao longo do tempo e hoje atua em diversos segmentos da indústria têxtil. Formou-se nos cursos de engenharia mecânica e engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos. Acumulou a participação diretiva em diversas empresas, atuando como diretor da Eberle S.A, metalúrgica fundada por seu avô materno Abramo Eberle, em Caxias do Sul (RS). Araraquarense fervoroso e sempre atento às necessidades da comunidade, executou inúmeras obras que contribuíram para a comunidade de Araraquara e região. Alexandre casou-se, em 11 de setembro de 1975, com Maria Masiero Eberle Lupo e tiveram quatro filhos: Andréa, Wilton, Helena e Alexandra. Faleceu, prematuramente, em 10 de julho de 1982, aos 36 anos de idade.

Durante a solenidade deste domingo, que contou com a presença de familiares de Alexandre Eberle Lupo, Edinho falou da importância do homenageado para a cidade. "No ano de 1982, a cidade de Araraquara parou como poucas vezes tenha parado ao longo de sua história. Parou quando soube do falecimento do Alexandre, parou no velório do Alexandre e foi um sentimento coletivo de uma cidade enlutada. Eu tinha 17 anos na época e tenho uma memória muito presente daquele momento da história de Araraquara, uma cidade que chorou a partida de um filho. Hoje estamos falando de história e, para dimensionar, o Alexandre faleceu em julho e em agosto essa praça, esse complexo esportivo que já estava em construção, em 30 dias, se tornou o espaço para se fazer homenagem a ele. Ou seja, isso serve para mostrarmos o impacto que o falecimento do Alexandre teve para a cidade de Araraquara. Talvez a Câmara de Araraquara tivesse alguém para ser homenageado neste espaço, mas a necessidade de se homenagear o Alexandre certamente fez com que a Câmara mudasse rapidamente o seu posicionamento", mencionou.

O vereador Aluisio Boi (MDB), que representou a Câmara Municipal, também justificou a homenagem. "Gostaria de dizer que quando homenageamos uma pessoa, nós cravamos o nome dela na história da nossa cidade. Hoje, nesse espaço revitalizado, todas as crianças, pessoas, jovens, quando verem a placa e a biografia, vão saber que alguém muito importante, uma pessoa que fez história na sua família, na sua cidade, está representando todo esse contexto de vida, de alegria, de crianças, de esporte. A Câmara fala em nome da população e, com muito respeito, agradeço à família por ceder a biografia e a história do Alexandre para este espaço. A cidade fica honrada de ter essa biografia nesse espaço de vida e de luz", comentou.

Maria Maziero Eberle Lupo, viúva de Alexandre Eberle Lupo, que representou a família na solenidade, agradeceu pela homenagem. "O Alexandre aprendeu no seio da família o exemplo de justiça, de respeito, de solidariedade, de humildade, de responsabilidade social, de pensar e promover o bem comum, buscando sempre o progresso da sua amada Araraquara. Assim, por onde ele passava, deixava suas marcas de um homem bom, honesto, justo, solidário e determinado. Marcas que para sempre serão lembradas. Desejo que as marcas deixadas por ele sirvam de inspiração para as futuras gerações, que estas possam vivenciar valores e princípios que elevam o ser humano e construam a paz", pontuou.

Parceria com a comunidade

No mesmo evento, o prefeito assinou o documento que permite o uso da praça pública e do centro esportivo para a AMARES, que é a Associação dos Moradores do Jardim Padre Anchieta, Jardim Martinez, Jardim Eliana e adjacentes. O termo tem como base a Lei Municipal Número 10.284, de 11 de agosto de 2021, que prevê a permissão outorgada a associações de bairros, clubes de esporte amador, coletivos locais e demais entidades privadas sem fins lucrativos com finalidade de promoção gratuita de atividades de lazer e esportivas, aproximando as diversas comunidades ao manejo dessas áreas. O documento também foi assinado por Gilberto Aparecido Pinheiro da Silva, presidente da AMARES, e por Milena Pavanelli, secretária de Esportes.

Também marcaram presença na solenidade deste domingo o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Emanoel Sponton (Progressistas) e Gerson da Farmácia (MDB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Manhã de lazer

Para completar a festa, a Área de Lazer do Martinez foi escolhida para sediar a quarta edição do projeto "Ruas de Lazer", evento que integra o programa "Prefeitura nos Bairros" com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. A região contemplada na fase atual do programa envolve o Jardim Martinez, o Yolanda Ópice, a Vila Melhado e os bairros localizados nos arredores.

Um grande público marcou presença na ação social que oferece diversas atrações gratuitas de esporte, cultura e lazer para toda a família. O evento contou com diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (com taekwondo, futebol, vôlei, futevôlei e atletismo) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, foram oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça. As apresentações culturais ficaram por conta dos alunos de capoeira e danças urbanas e o público também pôde acompanhar apresentações dos estudantes das Oficinas Culturais do CRAS Yolanda Ópice e Lar Rita Maria de Jesus.