Avança obra de pavimentação ecológica no Bela Vista

Melhoria é uma antiga reivindicação dos assentados e foi proposta em plenária do Orçamento Participativo

Avança obra de pavimentação ecológica no Bela Vista

Com mais de 400 metros lineares e 3.200 metros quadrados de bloquetes de concreto sextavados assentados, a pavimentação ecológica avançou nessa sexta-feira (19) para a fase final, na Agrovila do Assentamento Bela Vista do Chibarro, na zona sudoeste de Araraquara.  O assentamento foi formalizado em 1989 e abriga 200 famílias de agricultores.

Antes, foi instalada a rede de galerias de água pluviais com caixas de passagens, poços de visitas e de esgotos, bocas de lobo e guias e sarjetas. E ainda a represa de contenção, ao lado da antiga estação de tratamento de esgoto do Daae.

A pavimentação ecológica com bloquetes de concreto na agrovila visa a permeabilidade do solo e a proteção do lençol freático, diferente do asfalto que contém produtos químicos.

A melhoria é uma antiga reivindicação dos assentados e foi proposta em plenária do Orçamento Participativo (OP).

O assentado José Marques, o Zé Motor, há 36 anos na agrovila, acompanha de perto os serviços na rua principal do assentamento.

“Nós estamos orgulhosos e emocionados de ter agora uma bela via conquistada no Orçamento Participativo”, resumiu.

O investimento na pavimentação da agrovila é de R$ 3,2 milhões e integra um aporte de R$ 6,4 milhões, que contempla também vias do bairro Cidade Jardim, zona norte da cidade. Desse total, o repasse do Governo Estadual é de R$ 5 milhões, e o complemento de R$ 1,4 milhão de recursos próprios.

Mais melhorias

Além da pavimentação a Prefeitura investiu em melhorias na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo Professor Hermínio Pagotto, reforma e ampliação, no Centro de Educação e Recreação Waldyr Trigo, reparos na cobertura, troca de piso e ampliação de salas, e na iluminação pública da agrovila com luminárias de tecnologia Led.