Solenidade nesta sexta (10) marca entrega da reforma da Casa de Acolhida

No mesmo ato, Prefeitura vai oficializar o lançamento da Operação Inverno 2024

Solenidade nesta sexta (10) marca entrega da reforma da Casa de Acolhida

Nesta sexta-feira (10), às 9h, a Prefeitura de Araraquara fará a entrega da reforma da Casa de Acolhida "Assad Khan" em solenidade que será realizada na própria unidade de acolhimento, que fica na Rua Castro Alves, 1697, Vila Santana. No mesmo ato, será feito o lançamento da Operação Inverno 2024, cujo objetivo é a proteção social das pessoas em situação de rua nos períodos de baixas temperaturas.

A reforma da Casa de Acolhida contou com um investimento de R$ 1.037.979,61 da Prefeitura. A obra contemplou a reforma geral e adequações do prédio existente, com substituição de piso cerâmico por porcelanato, substituição e revisão da instalação hidráulica em alguns pontos devido à alteração de layout de ambientes, revisão da instalação elétrica, pintura geral da edificação, substituição de revestimento cerâmico, substituição de esquadrias, reforma de esquadrias, colocação de telas de proteção tipo mosquiteiro, revisão geral da cobertura, calhas e condutores, construção de canil, troca de guarda-corpo, adequações para acessibilidade e adequações gerais; projeto e serviços de proteção e combate a incêndio, limpeza periódica e geral da obra.

Outra melhoria no espaço está relacionada ao acolhimento dos animais das pessoas atendidas. Anteriormente, a Casa de Acolhida podia abrigar até dois animais em um espaço improvisado. Com a construção do canil, o espaço passa a ter capacidade para abrigar até oito cachorros.

História da Casa de Acolhida

A Casa de Acolhida foi fundada como albergue noturno em 1948, pela Sociedade Beneficente Obreiros do Bem de Araraquara, que teve sua sede provisória instituída um pouco antes, em 1º de janeiro de 1944, seguindo orientações do espírito de Assad Khan, mentor do grupo de trabalho e estudos mediúnicos que se reunia na Av. José Bonifácio, residência de Pedro Jacob Celli. A partir da fundação da sede provisória, o objetivo era criar o primeiro abrigo para viajantes desvalidos na cidade de Araraquara. Várias campanhas foram realizadas para a aquisição de recursos financeiros até que, em 13 de julho de 1947, iniciou-se a construção do Albergue Noturno "Assad Khan", inaugurado em 31 de outubro de 1948, na Rua Itália, atual endereço da Obreiros do Bem.

O atendimento aos acolhidos era realizado por dedicados voluntários, contudo, tempos depois, com o aumento de pernoites, o albergue foi transferido para a Avenida Francisco Aranha do Amaral, que logo também se tornou insuficiente. Novas campanhas, muito trabalho e empenho levaram à construção do prédio atual, na Rua Castro Alves, com acomodações e recursos superiores às outras instalações. O crescimento da demanda e a necessidade de funcionários qualificados fizeram a Obreiros do Bem firmar parceria com a Prefeitura de Araraquara, cedendo o prédio do albergue noturno para o município.

Hoje, a Casa da Acolhida tem capacidade para atender 45 pessoas, entre acolhimento, pernoites ou somente banho e refeições. Com a Operação Inverno, a capacidade chegará a 80 vagas, com a utilização do salão.

A Casa de Acolhida realizou em 2024, até o mês de março, um total de 846 atendimentos a itinerantes, 22 acolhimentos de novas pessoas em situação de rua, fornecimento de 217 passagens, fornecimento de 2.692 refeições, com um total de 2.122 atendimentos. Vale salientar que Araraquara também conta com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), que realizou 1.142 atendimentos entre janeiro e março de 2024.

A Operação inverno

A Operação inverno é voltada à população em situação de rua, em um trabalho conjunto entre diversas secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade e organizações da sociedade civil. Seu objetivo é a proteção social das pessoas em situação de rua nos meses de baixas temperaturas

Entre as ações estão intensificação da abordagem social, encaminhamentos para equipamentos públicos de acolhimento, encaminhamento e orientação para acesso às demais políticas públicas, encaminhamentos e orientações em relação às necessidades de atendimento no campo da saúde, realização da Campanha do Agasalho, entre outras.

Solenidade nesta sexta marca entrega da reforma da Casa de Acolhida - Foto Tetê Viviani (2)