Mutirão de Atendimento do Cadastro Ambiental Rural e Rotas Rurais acontece nesta quinta (18)

Atendimento será realizado das 9h às 15h30 na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na Rua 13 de Maio, 1352, Vila Xavier

A Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica integral (CATI), e a Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva da Agricultura da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizam nesta quinta-feira (18) o Mutirão de Atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Rotas Rurais - Endereçamento Rural Digital (ERD). A ação ocorrerá das 9h às 15h30 na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que fica na Rua 13 de Maio, 1352, Vila Xavier.

Profissionais da CATI e da Coordenadoria Executiva da Agricultura estarão no local para orientar o produtor rural para que ele dê o aceite no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e receba o endereço rural digital da propriedade. O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. São Paulo avançou rapidamente com a análise e validação do CAR e em 2023 atingiu a marca de 407 mil cadastros processados, o que equivale a 100% do total de cadastros ativos.

O sistema de acesso ao CAR mudou e desta forma todo proprietário de imóvel rural precisa fazer novo acesso e senha. A maioria dos CARs passou por análise, por isso é preciso dar aceite ou não na análise para continuar o processo de regularidade ambiental de seu imóvel. O produtor rural deverá levar no atendimento os documentos de posse, entre eles matrículas, e documento pessoal.

O cadastramento, que é a regularização da propriedade, evitará restrições, por exemplo, na hora de solicitar e renovar empréstimos, na regularização ou transferência do imóvel junto aos cartórios.

Com relação ao Programa Rotas Rurais, uma parceria tecnológica com o Instituto de Economia Agrícola, o produtor receberá o seu Endereçamento Rural Digital, que funciona como um CEP Rural personalizado, cuja função é localizar com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Essa tecnologia pode ser utilizada em aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e outros e assim uma rota poderá ser traçada mostrando o caminho a ser percorrido até chegar a sua propriedade.

Mutirão de Atendimento do CAR e Rotas Rurais
Local: CATI/Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Endereço: Rua 13 de Maio, nº 1352 – Vila Xavier (Endereço digital da CAI/SAA - código Plus Codes: 58CH6R8J+CF)
Data: 18 de maio de 2023
Horário: 9h às 15h30
Documentos necessários: documentos de posse, entre eles matrículas, e documento pessoal com foto.