Unesp recebe pré-conferência de Segurança Alimentar

Encontros preparam a cidade para a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável

Unesp recebe pré-conferência de Segurança Alimentar

A Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN), realizou nesta quarta-feira (19) mais uma pré-conferência com o propósito de preparar a cidade para a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável, que será realizada no auditório da UNIP no dia 28 de julho. Dessa vez, o encontro foi sediado na Unesp e contou com a organização da Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COSEANS), pertencente à Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, com a participação de universitários.

O encontro foi mobilizado pela nutricionista Renata Benassi de Oliveira e coordenado pelo diretor da Faculdade de Ciências e Letras, Jean Cristtus Portela, em conjunto com os demais integrantes do COSEANS. As orientações sobre os eixos temáticos da conferência foram passadas pelas gerentes de Abastecimento e de Segurança Alimentar, Paula Fernanda de Oliveira e Meire Cristina Tortura, que atuam na Coordenadoria de Segurança Alimentar.

A COSEANS tem como intuito estabelecer uma política local de segurança alimentar e nutricional sustentável na FCL, prezando pela saúde e pelo bem-estar da comunidade, pelo respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade e pela garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

O evento desta quarta fez parte do ciclo de pré-conferências programadas pelos Conselhos de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Agricultura Urbana (SAN/DRS/CAU) com o objetivo de divulgar os eixos temáticos, mobilizar e eleger os delegados para a conferência principal.

O ciclo de pré-conferências se encerra neste sábado (22) na Cooperativa Sol Nascente, localizada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 133, para a qual o Aquilombamento Aqualtume está mobilizando os povos de matriz africana do município a participar.

A Conferência

A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável será realizada no dia 28 de julho, a partir das 20h na Unip, que fica na Avenida Alberto Benassi, 200, Parque das Laranjeiras. O destaque fica para a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Com o tema "Erradicar a fome e garantir direitos: comida de verdade, democracia e equidade", a conferência terá sua programação iniciada com o credenciamento às 8h e café da manhã às 8h30. A abertura está marcada para as 9h15, com formação da mesa de autoridades e palestra magna. Às 11h30 será feira a coordenação dos trabalhos, que envolve a leitura e aprovação do Regimento Interno e a formação dos grupos de trabalho.

O encontro terá uma pausa para almoço às 12h e retornará às 13h15 com os grupos de trabalho e eleição dos delegados. Nessa atividade, serão debatidos três eixos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional (eixo 1); Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada (eixo 2); e Democracia e participação social (eixo 3). A plenária final está marcada para as 15h30.

A participação na conferência é gratuita e já o pré-cadastramento dos participantes já pode ser realizado de forma online no site oficial da Prefeitura pelo link https://araraquara.sp.gov.br/conferencia-de-seguranca-alimentar-e-desenvolvimento-rural. Este pré-cadastramento pela internet seguirá disponível até o dia 26 de julho. Depois disso, o cadastramento será realizado no dia 28, antes do início da conferência, às 9 horas.