"Anjos do Trânsito" alertam sobre a importância da faixa de pedestre

Campanha realizada ao longo desta semana pela Prefeitura visa educar a população nas ruas

"Anjos do Trânsito" alertam sobre a importância da faixa de pedestre

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, lançou nesta terça-feira (23) a campanha de respeito à faixa de pedestres e à faixa elevada. A ação, que envolve faixas, entrega de panfletos pelas ruas e divulgação de cards nas redes sociais, visa educar a população para a importância da utilização da faixa de pedestre por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, a fim de promover um trânsito mais seguro. A campanha conta com a participação do grupo Anjos do Trânsito, que apresenta artistas de teatro, circo e música, com abordagens alegres para tratar o tema e distribuir o material de divulgação.

A coordenadora do grupo Anjos do Trânsito, Cláudia Galvão, falou sobre a importância de uma mudança de comportamento nas ruas. "Fazemos esse trabalho há muitos anos e, ainda assim, sempre temos notícias de acidentes, de falta de respeito, tanto do pedestre que não atravessa na faixa e fica buscando no meio da rua para atravessar mais rápido, cortando frente de ônibus e de outros veículos, quanto dos motoristas de carros e motocicletas, que avançam na faixa e não respeitam. A nossa campanha é sempre no sentido de educar para o trânsito, de mostrar que todos nós somos pedestres em algum momento. Mesmo o condutor do veículo, em algum momento desce do veículo e é pedestre também", apontou.

A coordenadora acrescenta que o respeito às regras de trânsito pode salvar vidas. "Uma cidade bacana e desenvolvida é uma cidade onde o trânsito flui com respeito às leis de trânsito, por isso a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana vem novamente com os artistas nas ruas para dizer às pessoas que elas criticam a postura do outro no trânsito, mas também é necessário olhar para si. E dizer também que todos nós, quando estamos no trânsito, precisamos acolher e respeitar as leis. A faixa de pedestre é segurança para o pedestre e é segurança para o condutor, porque ele não corre o risco de atropelar ninguém, de invadir a faixa e causar um acidente. Às vezes vemos pessoas idosas e gestantes atravessando na faixa, fazendo a coisa correta e muitas vezes o condutor do veículo não respeita. Respeitar as regras de trânsito é fundamental para uma cidade ser considerada de fato desenvolvida e democrática", concluiu Cláudia.

A Companhia Anjos do Trânsito, que em 2024 completa 16 anos de atuação, esteve nesta terça-feira (23) na Avenida Padre Francisco Sales Colturato (Av. 36). Nesta quarta (24), o grupo estará na Avenida Bento de Abreu das 14h às 17h. Na quinta-feira (25), a ação será realizada na alameda Paulista e na Escola Estadual Letícia de Godoy (Jardim das Roseiras), das 14h às 17h. Na sexta-feira (26), das 10h às 13h, a campanha segue na Rua Nove de Julho, no Centro. A ação será concluída no sábado (27), das 10h às 13h, no Parque Infantil.