Você está aqui: Página Inicial / Governo / Prefeito / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

 

1. O que é Identidade Digital de Governo?

Uma das premissas de trabalho da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Araraquara é a função de orientar a comunicação governamental de todas as Secretarias do Poder Executivo na Internet. Para atendê-la, foi criada em 2017 um novo modelo de plataforma digital denominada Identidade Digital Padrão da Prefeitura Municipal de Araraquara.

Com o objetivo de facilitar a comunicação governamental entre a Prefeitura e a opinião pública e oferecer um serviço de maneira transparente e eficiente, o projeto alinha um novo portal de comunicação digital e suas respectivas redes sociais voltados para melhor atender o cidadão, para que o usuário navegue e encontre com mais facilidade as informações sobre políticas públicas, transparência e serviços ofertados pelo governo municipal.

 

2. Como está a estrutura do Novo Portal?

O novo portal foi planejado para tornar a navegação intuitiva, ou seja, o internauta encontrará com facilidade as informações que procura dentro do novo portal. Com um “campo de busca avançado”, poderá segmentar sua busca por tags, notícias, temas, imagens, programas ou ainda pela nomenclatura que melhor se relacionar com sua busca. O portal possui um novo Portal Transparência, as informações consolidadas pelo governo municipal estão disponíveis nessa nova ferramenta em tempo real.

O governo também criou o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do governo municipal. 

 

 3. O que é tagueamento?

É a utilização de palavras-chave (ou tags) para classificar e categorizar os conteúdos. Essa ação permite que os conteúdos sejam visualizados mais rapidamente e em destaque nos buscadores, ou seja, é a partir dessas tags que as ferramentas e/ou portais de busca (Google, Bing, Yahoo, entre outros) localizam o que o usuário deseja encontrar.

 

4. Existem ferramentas de acessibilidade no novo Portal?

O novo Portal de Araraquara foi desenvolvido utilizando o CMS Plone 4.3. O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) de código aberto, desenvolvido na linguagem Python e que roda sobre um Servidor de Aplicações Zope, utiliza o framework Content Management Framework (CMF).

Um dos diferenciais da ferramenta é sua capacidade de interação com tecnologias gráficas, como o Adobe Air, e linguagens de programação, como Action Script, PHP, XML e outras, também utilizadas em hotsites e aplicativos desenvolvidos no Portal. Essa característica é fundamental no atendimento a outra premissa do projeto: acessibilidade, não apenas do ponto de vista do usuário, mas também de tecnologia.

Sob a ótica do usuário, o portal garante acessibilidade às informações conforme o previsto no Decreto 5.296, publicado em dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sites eletrônicos de administração pública, garantindo a pessoas com necessidades especiais o pleno acesso aos conteúdos disponíveis. Para isso, foi utilizado o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), que consiste em um conjunto de recomendações para que o processo de acessibilidade dos sites e portais do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada e de fácil implementação. O Portal conta com diferenciais como:

 

• Acessibilidade, na internet refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

• VLibras - consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
• Possibilidade de mudar o contraste do fundo da tela e aumentar o tamanho da fonte.

O Portal também adotou o conceito de web responsiva em seu desenvolvimento. Isso significa que sua página se adapta automaticamente e pode ser visualizada tanto em um computador quanto em smartphones, tablets ou outros dispositivos. A partir de uma URL (nome da página, iniciada por http://www) única, o Portal se ajusta à resolução de tela e ao ambiente do usuário, se adaptando à largura dos browsers, ao modelo de aparelho, ao sistema operacional e ao hardware disponível.

Dessa forma, por meio de um mesmo arquivo básico de HTML e CSS3, o conteúdo e o layout podem ser utilizados em diferentes plataformas, tamanhos e orientações de tela.

 

5. Encontrei um erro numa informação, como posso avisá-los?

No rodapé do portal você encontrará o “Fale Conosco” - Basta preenchê-lo e clicar em enviar. Suas informações serão analisadas pelos nossos consultores, que providenciarão os acertos, caso necessário. 

 

6. Posso usar as imagens do Portal no meu blog ou em outro veículo de comunicação?

Todas as imagens contidas no portal possuem direitos autorais e sua utilização deve ser previamente autorizada pela equipe da Secretaria de Comunicação do Governo Municipal de Araraquara.