ARARAQUARA, CIDADE SOLIDÁRIA E PARTICIPATIVA

Araraquara foi fundada em 22 de agosto de 1817, sendo atualmente uma das cidades de destaque no cenário regional e nacional, especialmente pela qualidade de vida de sua população.

 

Conhecida como a Morada do Sol, sua população estimada é de 242.228 moradores (IBGE 2022), tem uma área total de 1.003,625 km² e está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 270 km da capital.

É considerada uma das principais cidades de uma região que reúne 26 municípios e mais de um milhão de habitantes.

O desempenho econômico do município pode ser comprovado por suas conquistas nos últimos anos; seu PIB per capita é R$ 44.813,53 (IBGE 2020). O comércio local é referência para uma população e atrai consumidores de outras cidades da região.

Possui empresas dos mais variados segmentos, entre os principais estão: aeronáutico, agronegócios, alimentos/bebidas, atacado, distribuição, logística, metal mecânico, farmacêutico, energia, têxtil e tecnologia da informação

Araraquara foi classificada entre as cinco melhores cidades seguras para se morar no Estado de São Paulo, levando em consideração apenas cidades com população acima de 100 mil habitantes, segundo uma pesquisa da empresa MySide, especializada em assuntos mobiliários.

Consta no 14º lugar do ranking de municípios Verde-Azul, certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Meio Ambiente às cidades paulistas que cumprem uma série de indicadores ambientais como aumento da área verde e preservação de rios e mananciais.

 

 

Localizada na Região Turística Centro Paulista, apresenta potencial para o desenvolvimento da atividade turística com variados recursos naturais e histórico-culturais, passíveis de aproveitamento turístico; o fluxo mais expressivo de visitantes e turistas em Araraquara está relacionado diretamente com o Turismo de Negócios e Eventos, que atrai um público significativo em virtude da sua especificidade.