Morada do Turismo e Desenvolvimento

ARARAQUARA, MORADA DO TURISMO E DESENVOLVIMENTO

 

Araraquara foi fundada em 22 de agosto de 1817, sendo atualmente uma das cidades de destaque no cenário regional e nacional, especialmente pela qualidade de vida de sua população.

 Conhecida como a Morada do Sol, sua população estimada é de 240.542 moradores (IBGE 2021), tem uma área total de 1.003,625 km² e está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 270 km da capital. 

É considerada uma das principais cidades de uma região que reúne 26 municípios e mais de um milhão de habitantes. 

O desempenho econômico do município pode ser comprovado por suas conquistas nos últimos anos; seu PIB per capita é R$ 42.474,25, segundo dados do IBGE. O comércio local é referência para uma população e atrai consumidores de outras cidades da região.

 Possui empresas dos mais variados segmentos, entre os principais estão: aeronáutico, agronegócios, alimentos/bebidas, atacado, distribuição, logística, metal mecânico, farmacêutico, energia, têxtil e tecnologia da informação.

 Em 2018, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) disponibilizou estudo com ano base 2016, que classifica Araraquara como a 76ª cidade mais desenvolvida do país e a 46ª no Estado.

 Araraquara consta no 14º lugar do ranking de municípios Verde-Azul, certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Meio Ambiente, as cidades paulistas que cumprem uma série de indicadores ambientais como aumento da área verde e preservação de rios e mananciais.

 Localizada na Região Turística Centro Paulista, apresenta potencial para o desenvolvimento da atividade turística com variados recursos naturais e histórico-culturais, passíveis de aproveitamento turístico; o fluxo mais expressivo de visitantes e turistas em Araraquara está relacionado diretamente com o Turismo de Negócios e Eventos, que atrai um público significativo em virtude da sua especificidade.

 

10ed885c-43e3-4b56-87bf-ecff280a8766