Números, Dados e Geologia

DADOS

 

Delimitação de área: Os seus limites são determinados através da malha viária existentes, rios e suas bacias hidrográficas que dividem as regiões, fazendo divisa com as seguintes cidades: São Carlos, Américo Brasiliense, Matão, Ibaté, Boa Esperança do Sul, Motuca, Santa Lúcia, Rincão e Gavião Peixoto.

 

Área total: 1.003.625 km²

Área urbana: 77.34 km²

Latitude Sul: 21° 47´ 37

Longitude Oeste: 48° 10´37

 

Localização e limites: Araraquara situa-se na região Central do Estado de São Paulo, a apenas 270 km da capital, constituindo-se em importante entroncamento rodo-ferroviária, distante somente 80 km do sistema hidroviário Tietê-Paraná.

 

Cidades Limítrofes: Tem como cidades limítrofes Dobrada, Motuca, Gavião Peixoto, Santa Lúcia, Américo Brasiliense, Ibaté, Ribeirão Bonito, Boa Esperança do Sul, Nova Europa e Matão.

 

Área do Município: A área total do município é de 1.003,625 km2. A vegetação original dominante foi o cerrado, com formações florestais e campos. Conhecida como "Morada do Sol" (do tupi "ara", que significa claridade, luz do dia e "quara", toca, buraco, morada), é considerada uma das cidades mais arborizadas do país, com 34,2 m2 de área verde por habitante. São cerca de 90 mil árvores que ornamentam as vias públicas e 113 praças na cidade. Araraquara localiza-se na região central do estado de São Paulo, a 21° 47’31” de latitude e 48°10'52'' de longitude WGR. Possui média de 646m acima do nível do mar, com máxima de 715m e mínima de 600m. Possui um clima tropical de altitude, caracterizado por duas estações bem definidas: um verão com temperaturas altas (média de 31º C) e pluviosidade elevada e um inverno de temperaturas amenas e pluviosidade reduzida.

 

Acessos / Distâncias:

Araraquara – São Paulo 270 km

Araraquara – Campinas 180 km

Araraquara – Ribeirão Preto 86 km

Araraquara – Bauru 130 km

Araraquara – Pederneiras 89 km

Araraquara – São José do Rio Preto 166 km

Araraquara – Rio de Janeiro 665 km

Araraquara – Belo Horizonte 859 km

Araraquara – Brasília 876 km

Araraquara – Santos 329 km

Araraquara – Curitiba 537 km

Araraquara – São Carlos 45 km

 

Geologia regional: Está situado numa área integrante do planalto Ocidental, planalto arenítico-basáltico, formado pelos derrames de lavas processadas durante o período triássico e jurássico com camadas intercaladas de arenitos da era mesozóica. Como consequência da estrutura geológica, o relevo é levemente ondulado. A topografia se apresenta com características tabulares, pouco onduladas, aplainadas pelo trabalho da rede hidrográfica, comandada pelo Rio Mogi-Guaçu e cursos d’água da bacia do Rio Tietê.

 

Litologia (tipos de rochas e seus contatos): Rochas Basálticas.

 

Geomorfologia: A localização do Município de Araraquara, na parte elevada dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, em altitudes que chegam a superar os 750m, e resultando em formas de relevo mais aplainadas (onde há rochas sedimentares) ou mais onduladas e formando espigões alongados (onde está a rocha do basalto e o solo de terra roxa) é favorável ao desenvolvimento de uma rede hidrográfica muito numerosa.

 

Unidade Fisiográfica: Topografia ligeiramente ondulada. Os cursos d’água existentes no Município de Araraquara fazem parte de duas bacias hidrográficas – a do Rio Jacaré-Guaçu, a oeste (afluente do Rio Tietê), e a do Rio Mogi-Guaçu, a leste (afluente do Rio Pardo).

 

Solos: Podzolizado, Latosol Vermelho-Amarelo, Latossolo Roxo e Rochas Basálticas

 

Clima: Clima tropical de altitude, com inverno ameno, sendo raro o fenômeno da geada.

 

Classificação climática: Tropical de Altitude

 

Temperaturas: Temperatura Média 31º

 

Vegetação: A vegetação primária do município era de floresta latifoliada Tropical que apresentava diversas espécies como a peroba, o pau d’alho, a figueira branca, vegetação característica das áreas de solos Latosol Roxo. Também registra a presença do cerrado em grande parte do município.

  

População no último censo (IBGE 2020): 208.662 pessoas 


População estimada (IBGE 2021): 240.542 pessoas