Batalha da Fonte é tema do "Canal Direto com a Prefeitura"

Éder José, o Mano Véio, foi convidado para falar sobre o evento deste domingo (21) na Praça Scalamandré Sobrinho

Batalha da Fonte é tema do "Canal Direto com a Prefeitura"

Neste domingo (21), às 16h, a Praça Scalamandré Sobrinho receberá a Batalha da Fonte, que celebra seus 11 anos de atividades. A programação é gratuita e tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Para falar sobre o tema, o "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, convidou Éder José, o Mano Véio, organizador do evento.

Éder iniciou sua participação com uma explicação sobre seu apelido. "O apelido de Mano Véio vem desde quando eu era muito jovem, e vem de uma zoeira. Na época, eu pintava o cabelo de amarelo, tinha o sonho de ser pagodeiro. Eu pintava o cabelo, que ficava muito branco. Aí os amigos começaram a dizer que eu estava velho, começaram a brincar com isso e pegou o apelido. Depois eu comecei a me envolver com o rap e o hip hop e veio o Mano. Ficou Mano Véio", relatou.

A primeira Batalha da Fonte começou há 11 anos em frente ao Teatro Municipal. "Desde então, muitas coisas mudaram e outras não. O nosso comprometimento com a cultura hip hop é o mesmo. A intensidade, a vontade de levar o entretenimento, levar a cultura, isso não muda de fato. O que mudou foi o holofote. Hoje a mídia está olhando mais para as batalhas de rima, para o hip hop, com uma atenção maior para a cultura hip hop. Mas eu acredito que hoje está ficando bom porque 11 anos atrás éramos só nós que fazíamos e hoje não. Hoje Araraquara está tomada por batalhas de rima e MCs", destacou.

Mano Véio valorizou a força da programação deste domingo. "Domingão está pesado. A premiação para o MC campeão vai ser de 500 reais, que foi uma junção dos nossos patrocinadores. Além dessa premiação, vamos ter vários pocket shows e DJs convidados. Teremos Sang Dj, teremos a Manu, uma artista que representa muito na cidade, e o Tald, que é uma revelação de Araraquara. Ele traz a cultura dos animes, está introduzindo isso na sua música e vai apresentar isso no domingo na Scalamandré Sobrinho. E também temos uma revelação de um artista de rua, que é o Mosh. Ele é skatista, é escritor, acabou de lançar o seu trabalho nas plataformas digitais e vai lançar seu pocket show para nós também. E como já é de costume, em todas as Batalhas da Fonte, nós convidamos as b-girls e os b-boys para fazer aquela participação legal lá", acrescentou.

O organizador também falou sobre o trap, que é uma nova vertente do hip hop e que está em alta no momento. "O trap traz aquela autenticidade atual para o evento. Acredito que o trap, o rap, vem tudo de um lado só, que é o lado do hip hop. Se não fosse o hip hop e o rap, não existiria o trap. E trazendo esses artistas de trap hoje, dá aquela visibilidade boa. Hoje a molecada está se identificando porque o trap é o estilo da batida, da levada. A Manu traz muito, o Tald, o Mosh, que é um artista trapper. Com certeza isso atrai muito a molecada que está chegando", apontou.

Além da premiação em dinheiro na Batalha de Rima, o campeão também vai garantir uma vaga no Festival Rap na City, em São Carlos, com todas despesas inclusas. Mano Véio valorizou a interação com São Carlos. "Essa conexão regional é muito importante. São Carlos sempre esteve presente e o pessoal de lá sempre fechou com Araraquara. Não só São Carlos como Ribeirão Preto, Matão e as demais cidades da região. Esse convite veio da Lari, que está promovendo o evento em junho, que vai ser o Rap na City, e deu uma vaga para nós", pontuou.

A programação gratuita da Batalha da Fonte é realizada na Praça Scalamandré Sobrinho, localizada na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, na Vila Ferroviária. Mais informações pelo telefone (16) 98209-1755.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.