"Canal Direto com a Prefeitura" traz detalhes do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS)

Letícia Bueno, coordenadora de Agricultura, falou sobre o programa que distribui aproximadamente 500 cestas semanais para a população em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que valoriza os agricultores familiares

O "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, em sua edição desta quinta-feira (25), contou com a participação de Letícia Bueno, coordenadora de Agricultura, que apresentou detalhes sobre o Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS).

Letícia iniciou sua participação com uma explicação sobre o programa. "O PMAIS é um programa de aquisição de alimentos municipal, que foi implementado aqui em Araraquara em 2019, no governo do nosso querido prefeito Edinho. Nós somos um dos únicos municípios no Brasil a ter um programa de aquisição de alimentos municipal, por isso que é revolucionário. Dentro desse programa, nós realizamos as compras dos agricultores familiares para fazer cestas que são distribuídas semanalmente. Estamos distribuindo 500 cestas semanais e só no ano passado distribuímos mais de 70 mil quilos de alimentos. Essa distribuição é feita para famílias em situação de vulnerabilidade social, para que possamos melhorar a segurança alimentar delas. Essas famílias já têm a cesta básica, que todo mundo conhece e é muito bem vinda, mas essa é uma cesta de hortifruti para poder incrementar esse tipo de alimento na mesa da nossa população. Neste ano, estamos vindo com algumas novidades e vamos trazer café e mel. São novidades que estão deixando o nosso coração muito contente", esclareceu.

A coordenadora salientou que o programa, além de levar alimento a quem mais precisa, também impulsiona a economia local. "Um dos nossos objetivos, além da garantia de segurança alimentar, é fomentar esse mercado de agricultura familiar, dar uma garantia, porque uma das maiores dificuldades que sentimos em relação aos nossos produtores é escoar a produção. Como são produtores pequenos, essa dificuldade para escoar a produção pode ser resolvida através do programa de aquisição de alimentos, que garante também para o agricultor uma forma de sustentar sua família", reforçou.

Letícia também afirmou que foi aberto um chamamento público para os agricultores interessados em participar do programa. "Na chamada pública, todos os agricultores familiares podem se inscrever, tanto de Araraquara, que tem um programa de aquisição de alimentos, quando os produtores da região, porque nos outros municípios muitas vezes não tem esse tipo de programa, mas eles podem trazer alimento aqui para nós. Então pode participar qualquer agricultor familiar, que esteja de acordo com a lei de agricultura familiar, que tenha DAP ou CAF, que é o documento que atesta que esse agricultor é um agricultor familiar. O prazo de inscrição é até 14 de maio. As inscrições devem ser feitas na Prefeitura, no terceiro andar, onde a pessoa que vai se inscrever tem que trazer a sua DAP ou CAF, além dos outros documentos que são solicitados na chamada pública, a proposta de venda de um dos itens que estejam na chamada pública, e essa documentação deve ser apresentada pessoalmente ou via Correio", acrescentou.

Ela também falou sobre a maneira como é feita a distribuição dos alimentos. "Após a aquisição dos alimentos, eles são destinados ao nosso Banco de Alimentos daqui de Araraquara, e essa destinação vai ser feita através do Banco de Alimentos para os Cras. E os Cras, de acordo com as políticas sociais, vão fazer a seleção das famílias que vão receber as cestas", completou Letícia.

Mais informações sobre o programa e sobre a chamada pública podem ser obtidas no site www.araraquara.sp.gov.br.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.