"Canal Direto com a Prefeitura" traz dicas de saúde para o Carnaval

Adriana Ventura, médica da Unidade Básica de Saúde do Valle Verde, destaca alguns cuidados básicos que muitas vezes são esquecidos pelos foliões

"Canal Direto com a Prefeitura" traz dicas de saúde para o Carnaval

O "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, contou nesta quinta-feira (8) com a participação de Adriana Ventura, médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) "Dr. Ednan Theodoro Nogueira", no Parque Residencial Valle Verde, que compartilhou dicas para manter a saúde em dia durante o Carnaval.

Com 37 anos de experiência na área, ela destacou a importância da hidratação nos dias de festa. "Sabemos que o Carnaval está aí para nos alegrarmos, para nos expressarmos, para colocarmos para fora as nossas tristezas, ficarmos mais alegres, mas por outro lado, temos que fazer algumas sugestões para não cairmos em tentações e depois sofrermos as consequências. A primeira dica se refere à questão da bebida. Normalmente, a alegria, é, vamos dizer assim, desabrochada pela bebida alcoólica, então recomendamos a todas as pessoas que vão beber nesse carnaval, que também bebam água, que se hidratem. É importante aquela dica de levar uma garrafinha de água e se hidratar cada vez que tomar sua cervejinha, sua vodca, sua bebida. Tomando bastante líquido, essa água também vai diluir um pouquinho o álcool, então vai fazer um efeito melhor, além de aliviar a ressaca. A água também alivia aquela ardência que dá no estômago, aquela gastrite, então vale bem tomar água. E também porque, durante o Carnaval, vamos sair no calor, no Sol, e isso reforça a necessidade de levar a sua garrafinha de água", apontou.

A médica mencionou outro fator que exige muita atenção neste período, que é a questão da relação sexual desprotegida. "É primordial não esquecer de levar a sua camisinha, tanto a camisinha feminina, como a camisinha masculina. É importante lembrar que todas as unidades de saúde de Araraquara contam com camisinhas disponíveis gratuitamente para a população. Se for necessário alguma contracepção de emergência, as unidades de saúde também dispensam. Então é preciso tomar cuidado. Nós não pregamos nenhuma abstinência sexual, o sexo tem o seu lado de prazer, mas sempre com responsabilidade. Também alerto que se alguém estiver preocupado com a contaminação após o Carnaval, as unidades de saúde também oferecem o teste rápido para as ISTs, principalmente a sífilis, HIV, B e Hepatite C", acrescentou.

Adriana também explicou o motivo de algumas pessoas passarem mal com as bebidas. Para ela, esses efeitos se acentuam com o avanço da idade. "A questão da idade está na cabeça, mas aos 60, 65 anos de idade, o fígado fica mais sensível aos efeitos do álcool, assim como alguém que já tem algum problema no fígado, no pâncreas. Por outro lado, quem já está acostumado a beber bastante durante muito tempo, também tem o outro lado do efeito que é a tolerância. À medida que a pessoa está acostumada a beber duas, três ou quatro latinhas diariamente, ela precisa beber mais para ter o mesmo efeito. Depois de 20, 30, 40 anos de bebida alcoólica, que é quando falamos da dependência do álcool, a pessoa começa a ter repercussões clínicas em seu corpo. O recomendado é que, se for beber todo dia, que seja de uma latinha de cerveja para a mulher e duas para o homem. Tem aquele pessoal que pergunta se pode beber as 14 latinhas dele no final de semana, mas isso não vale. Aí existe o bebedor de risco, que é aquele que bebe muito em um único evento", explicou.

Ela citou outra situação preocupante nessa época do ano, que é o risco de acidentes, principalmente acidentes de trânsito. "Esses acidentes normalmente envolvem o bebedor de risco, que é aquele bebe tudo em alguns dias. Se a pessoa quiser beber, tudo bem, não pregamos a abstinência, mas que pelo menos ela não dirija. Procure ir de Uber ou peça para alguém que não bebeu para dirigir", pontuou.

A dengue foi outro motivo de atenção mencionado pela médica. "Dentro do possível, use repelente. Sabemos que na época de Carnaval, muita gente vai viajar, vai para locais com mais focos de mosquitos, então, dentro do possível, vamos usar repelente porque no Carnaval se tem contato com muita gente e o mosquito está aí. E vamos também andar com uma sacolinha de lixo, porque o Aedes adora copinhos e plástico", acrescentou.

Adriana Ventura concluiu sua participação com uma dica para que as pessoas aproveitem cada minuto de festa, porém com muita responsabilidade. "Vamos curtir o carnaval. Alegria é muito bom. No mundo de hoje, que é um mundo estressante, com trabalho cobrando muito, com dificuldades financeiras, esse carnaval gratuito que vamos ter é uma forma de extravasar sua tristeza e ter mais alegria. Mas é muito importante se atentar para todas essas dicas de saúde", completou.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.