Cia. Sacana (SP) abre programação da Semana Luís Antonio neste sábado (17) com o espetáculo “UMA”

Programação começa às 19h30 no Palacete das Rosas, com ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início

O solo coreográfico “UMA”, da Cia. Sacana, de São Paulo, é a atração da abertura da 35ª edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro (SLAMC) neste sábado, 17 de junho, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, sede da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A abertura da SLAMC está programada para às 19h30, com a apresentação da Cia. Sacana na sequência, às 20 horas. Os ingressos gratuitos serão distribuídos no Palacete das Rosas a partir das 19 horas.

O solo coreográfico “UMA”, com Ymoirá Micall, é uma fusão entre texto, corpo e música, mediando percepções sobre “ser”. A movimentação não linear fortalecida pela investigação de danças desapropriadas da forma clássica apresenta sensações do não pertencimento, ruptura de silêncio, autoconhecimento e permissividade de afeto.

“UMA” é o caminho para o desconhecido, com um corpo sinuoso e elétrico, tomado à cena e reverberado no espaço vazio. A experimentação estreou em 2020 com uma livre interpretação sobre transição no corpo da artista e já foi apresentada em diversos espaços, como o Centro Cultural São Paulo, Funarte RJ, Teatro Oficina dentro da programação MITsp 2022, e na 2ª Virada AfroCultural em Campinas.

Ymoirá Micall é uma artista multidisciplinar, travesti, fundadora da Cia. Sacana e residente da cidade de São Paulo.  Nasceu em Guarulhos, onde iniciou carreira desenvolvendo seus primeiros trabalhos em teatro e dança com grupos locais. Sem formação acadêmica completa, a artista reorganizou as experiências profissionais para fundir corporeidade e sonoridades experimentais. Como atriz, já trabalhou com as companhias Fuerza Bruta (Buenos Aires) e Barca Cênica (Guarulhos).

A Cia. Sacana é uma companhia de teatro e dança composta por pessoas negras e/ou trans, que surgiu em 2020, enfrentando os desafios da pandemia da COVID-19. A companhia tem também em seu repertório outros espetáculos escritos e dirigidos por Ymoirá Micall: “Pindaúna” (2020), “Estou aqui, mas talvez não esteja” (2021) e “Distrito T – Capítulo 1”, vencedor do prêmio Coelho de Ouro do 30° Festival MIX Brasil.

O solo “UMA” tem 40 minutos de duração e classificação etária para 16 anos.

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e tem o apoio: da Unesp Araraquara, do PROEC - Pró Reitoria de Extensão Universitária e Cultura, da FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras, do CAC - Centro Ação Cultural, do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara. Mais informações sobre a programação da SLAMC podem ser acompanhadas no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara, e nas redes sociais da Semana Luís Antonio (https://www.instagram.com/slamc_aqa/). Toda a programação é gratuita.

O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara, ao lado da Prefeitura.

Ficha técnica:

Direção / Intérprete: Ymoirá Micall

Direção de Arte: Mauro Pucci

Beauty: Kyra Reis

Iluminação / Desenho de Luz: Verena Teixeira

Trilha Sonora / Sonoplasta: Maia Caos

Direção de Produção: Carmen Mawu Lima

Assistente de Produção: Jéssica Pauline

Fotos e Vídeos: Venâncio Cruz

Figurino: Studio Ellias Kaleb

Classificação etária: 16 anos

Duração: 40 min