Cia. Sacana (SP) abre programação da Semana Luís Antonio neste sábado (17) com o espetáculo “UMA”

Programação começa às 19h30 no Palacete das Rosas, com ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início

Cia. Sacana (SP) abre programação da Semana Luís Antonio neste sábado (17) com o espetáculo “UMA”

 

O solo coreográfico “UMA”, da Cia. Sacana, de São Paulo, é a atração da abertura da 35ª edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro (SLAMC) neste sábado, 17 de junho, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, sede da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A abertura da SLAMC está programada para às 19h30, com a apresentação da Cia. Sacana na sequência, às 20 horas. Os ingressos gratuitos serão distribuídos no Palacete das Rosas a partir das 19 horas.

O solo coreográfico “UMA”, com Ymoirá Micall, é uma fusão entre texto, corpo e música, mediando percepções sobre “ser”. A movimentação não linear fortalecida pela investigação de danças desapropriadas da forma clássica apresenta sensações do não pertencimento, ruptura de silêncio, autoconhecimento e permissividade de afeto.

“UMA” é o caminho para o desconhecido, com um corpo sinuoso e elétrico, tomado à cena e reverberado no espaço vazio. A experimentação estreou em 2020 com uma livre interpretação sobre transição no corpo da artista e já foi apresentada em diversos espaços, como o Centro Cultural São Paulo, Funarte RJ, Teatro Oficina dentro da programação MITsp 2022, e na 2ª Virada AfroCultural em Campinas.

Ymoirá Micall é uma artista multidisciplinar, travesti, fundadora da Cia. Sacana e residente da cidade de São Paulo.  Nasceu em Guarulhos, onde iniciou carreira desenvolvendo seus primeiros trabalhos em teatro e dança com grupos locais. Sem formação acadêmica completa, a artista reorganizou as experiências profissionais para fundir corporeidade e sonoridades experimentais. Como atriz, já trabalhou com as companhias Fuerza Bruta (Buenos Aires) e Barca Cênica (Guarulhos).

A Cia. Sacana é uma companhia de teatro e dança composta por pessoas negras e/ou trans, que surgiu em 2020, enfrentando os desafios da pandemia da COVID-19. A companhia tem também em seu repertório outros espetáculos escritos e dirigidos por Ymoirá Micall: “Pindaúna” (2020), “Estou aqui, mas talvez não esteja” (2021) e “Distrito T – Capítulo 1”, vencedor do prêmio Coelho de Ouro do 30° Festival MIX Brasil.

O solo “UMA” tem 40 minutos de duração e classificação etária para 16 anos.

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e tem o apoio: da Unesp Araraquara, do PROEC - Pró Reitoria de Extensão Universitária e Cultura, da FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras, do CAC - Centro Ação Cultural, do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara. Mais informações sobre a programação da SLAMC podem ser acompanhadas no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara, e nas redes sociais da Semana Luís Antonio (https://www.instagram.com/slamc_aqa/). Toda a programação é gratuita.

O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara, ao lado da Prefeitura.

 

Ficha técnica:

Direção / Intérprete: Ymoirá Micall

Direção de Arte: Mauro Pucci

Beauty: Kyra Reis

Iluminação / Desenho de Luz: Verena Teixeira

Trilha Sonora / Sonoplasta: Maia Caos

Direção de Produção: Carmen Mawu Lima

Assistente de Produção: Jéssica Pauline

Fotos e Vídeos: Venâncio Cruz

Figurino: Studio Ellias Kaleb

Classificação etária: 16 anos

Duração: 40 min

 

SERVIÇO:

35ª edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro (SLAMC)

Data: sábado (17 de junho)

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro / ao lado da Prefeitura)

 

Programação:

19h30: abertura Oficial da 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa

20h: espetáculo “UMA”, com Cia. Sacana (São Paulo/SP) 

 

Gratuito - retirada de ingresso a partir das 19 horas